© Shutterstock
0 / 30 Fotos
A teoria da simulação - Alguma vez lhe parece que tudo na vida está programado? E se a morte estiver? A teoria da simulação acredita que as nossas vidas são apenas dados quantitativos numa simulação ou videojogo de um ser superior.
© Shutterstock
1 / 30 Fotos
A teoria do rastafarianismo - Os rastafáris acreditam que a vida é eterna. Apenas aqueles que evitam a justiça é que realmente morrem. Por esse motivo, os funerais não são realmente comemorados na sua cultura.
© Shutterstock
2 / 30 Fotos
A teoria da vida sem fim - A teoria da vida que nunca acaba é definitivamente uma das mais originais da lista. Ela propõe que, quando uma pessoa morre, ela volta ao ponto de partida da vida que acabou de passar, sem nenhuma lembrança da vida passada.
© Shutterstock
3 / 30 Fotos
A teoria cósmica - A teoria cósmica afirma que a nossa consciência pertence ao universo, não ao nossos corpos individuais. Quando uma pessoa morre, a sua consciência retorna ao cosmos.
© Shutterstock
4 / 30 Fotos
A teoria do budismo - Os budistas acreditam na reencarnação após a morte. Existem diferentes planos de existência nos quais uma pessoa pode renascer após a morte, seja um deus, semideus, humano, animal ou fantasma.
© Shutterstock
5 / 30 Fotos
A teoria do universo paralelo - A teoria do universo paralelo já foi explicada em inúmeros filmes de ficção científica e histórias de banda desenhada, mas pode ser real? Esta teoria afirma que, quando morrermos, estaremos a viver no mesmo universo em que estávamos antes, apenas numa porção diferente de espaço e tempo.
© Shutterstock
6 / 30 Fotos
A teoria do sonho - E se tudo for apenas um sonho? A teoria dos sonhos afirma que, quando morrermos, apenas acordaremos de um sonho muito confuso, vívido e longo.
© Shutterstock
7 / 30 Fotos
A teoria dos Astecas - A visão dos antigos astecas da vida após a morte era separada em três caminhos: o sol, Mictlan ou Tlalocan. O tipo de morte determinava o destino. O soldados mortos em combate e mulheres que morriam a dar à luz tornavam-se beija-flores que seguiam o sol. Pessoas que morriam de uma causa "menos gloriosa" iam para Mictlan. E quem morria afogado ia para Tlalocan.
© Shutterstock
8 / 30 Fotos
A teoria de Platão - Platão acreditava que o mundo físico limitava o nosso conhecimento e que, quando uma pessoa morria, ela passava a uma nova vida mais gratificante. A sua teoria era que a morte dá às almas a possibilidade de encontrar a sua verdadeira existência.
© Shutterstock
9 / 30 Fotos
A teoria do nada - E se, quando morrermos, tudo ficar preto e uma pessoa se for para sempre? Não é exatamente um pensamento reconfortante para muitos crentes. A maioria dos ateus, no entanto, parece estar em paz com essa perspetiva.
© Shutterstock
10 / 30 Fotos
A teoria dos mórmones - AIgreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acredita que os mórmones bons e justos se tornam deuses quando morrem. Alternativamente, os não-crentes são condenados na vida após a morte.
© Shutterstock
11 / 30 Fotos
A teoria dos faraós egípcios - Os faraós egípcios acreditavam que a morte era impermanente. Por esse motivo, a mumificação era essencial para preservar o corpo para a sua segunda vida.
© Shutterstock
12 / 30 Fotos
A teoria da incerteza - Tudo o que realmente sabemos sobre a morte é o que acontece com o corpo físico. A teoria da incerteza aborda essa fria realidade, deixando o resto para o debate.
© Shutterstock
13 / 30 Fotos
A teoria do paranormal - Essa teoria é geralmente a premissa da maioria dos filmes de terror. Aqueles que acreditam nos fenómenos paranormais afirmam que, após a morte, as nossas almas permanecem entre os vivos na Terra. Também acreditam que a comunicação com essas almas é possível através de vários médiuns.
© Shutterstock
14 / 30 Fotos
A teoria do hinduísmo - O hinduísmo também mantém a crença da reencarnação. O estatuto ou a forma de uma pessoa na próxima vida é determinada pelas suas ações durante esta vida.
© Shutterstock
15 / 30 Fotos
A teoria do egocentrismo - Acha que é o centro do universo? Nesse caso, a teoria egocêntrica da morte pode ser a ideal para si! Esta teoria afirma que o universo começa com o seu nascimento e termina com a sua morte.
© Shutterstock
16 / 30 Fotos
A teoria da série "Stranger Things" - Se você viu a série de sucesso da Netflix "Stranger Things", então sabe o que é o "Upside Down". No universo da série, há uma dimensão alternativa ao nosso universo em que uma pessoa pode ficar presa, não estando viva nem morta.
© Getty Images
17 / 30 Fotos
A teoria da cabeça congelada - Algumas pessoas acreditam que, se congelarem o seu corpo após a morte, serão preservadas para o futuro.
© Shutterstock
18 / 30 Fotos
A teoria do solipsismo - Existe alguma coisa fora da sua mente? A teoria do solipsismo é válida tanto na vida quanto na morte. A única coisa que podemos dizer que é definitivamente real, é o que um indivíduo vê e experiencia. Portanto, quando o indivíduo morre, talvez tudo o resto também morra.
© Shutterstock
19 / 30 Fotos
A teoria da excreção - Esta é uma das teorias mais antigas e talvez mais estranhas da lista. A teoria da excreção sugere que o universo é um cérebro gigante de um corpo humano, e os indivíduos são apenas células. Quando uma célula morre num corpo humano, ela é excretada; talvez seja isso o que acontece com as pessoas no final.
© Shutterstock
20 / 30 Fotos
A teoria do cristianismo - Os cristãos acreditam no céu e nas trevas. Se uma pessoa é boa e justa, ela entrará na utopia que é o céu. Se levar uma vida de pecado, irá para as trevas.
© Shutterstock
21 / 30 Fotos
The nihilist theory - O Niilismo considera que todos os valores são sem sentido e sem fundamento. Dito isto, uma maneira verdadeiramente niilista de abordar a morte e a vida após a morte é que não há nada depois, porque mesmo a vida não tinha nada para começar.
© Shutterstock
22 / 30 Fotos
A teoria do "Beetlejuice" - O filme de sucesso de Tim Burton, "Os Fantasmas Divertem-se", gira em torno de um casal recentemente falecido que assombra a sua antiga casa e os seus novos proprietários. A única maneira de se libertarem dessa dimensão intermédia é serem libertados por um exorcista iconoclasta. Gostaria que a vida após a morte fosse como essa comédia de 1988?
© BrunoPress
23 / 30 Fotos
A teoria do pessimismo - Talvez esta conversa seja irrelevante porque já estamos mortos? De qualquer maneira, é nisso em que a teoria do pessimismo acredita.
© Shutterstock
24 / 30 Fotos
A teoria dos vários mundos - A teoria dos vários mundos afirma que, quando morremos, morremos apenas neste universo atual, e que transitamos para o universo seguinte.
© Shutterstock
25 / 30 Fotos
A teoria da ilusão - A teoria da ilusão afirma que o mundo é criado mais nas nossas mentes do que num sentido literal, o que significa que tudo é uma ilusão. Seguindo esse lógica, a morte é um conceito construído pelo homem e a morte não ocorre de facto.
© Shutterstock
26 / 30 Fotos
A teoria da série "The Good Place" - Outra ideia da TV da vida após a morte. A série de sucesso "The Good Place" segue as personagens principais que acabam por ganhar entrada no céu, também conhecido como "The Good Place" (O Bom Lugar). Cheio de iogurte gelado, casas personalizadas e a sua verdadeira alma gémea, muitos espectadores esperam que esse cenário fictício seja verdadeiro.
© BrunoPress
27 / 30 Fotos
A teoria dos níveis - E se ser humano for apenas o primeiro nível de existência? A teoria dos níveis afirma que, quando morremos, largamos a nossa forma inicial e passamos para o próximo nível de existência.
© Shutterstock
28 / 30 Fotos
A teoria da Árvore da Vida - Já ouviu falar da Árvore da Vida? Algumas pessoas decidem interpretar isso literalmente enterrando os seus restos mortais junto com as sementes de uma árvore. Dessa forma, os seus corpos são devolvidos à terra e talvez se transformem em árvores na sua próxima existência.
© Shutterstock
29 / 30 Fotos