Após a transformação digital, novas tecnologias têm surgido a todo o momento fazendo com que as empresas reformulem seus serviços, a fim de se manterem competitivas no mercado. Por essa razão, muitas pessoas buscam aprender a como liberar IPTV grátis.
A proposta do IPTV é permitir que os usuários acessem os conteúdos de TV por meio da internet. No entanto, a utilização errada dessa tecnologia gerou uma imagem negativa.
Então, para esclarecer todos esses questionamentos, elaboramos este artigo para explicar o que é como funciona e como liberar IPTV grátis. Acompanhe a leitura!
O que é IPTV?
A sigla IPTV se refere a expressão Internet Protocol Television, que traduzido para o português significa Protocolo de Televisão via Internet. Como o próprio nome já indica, o IPTV nada mais é do que uma TV por assinatura que chega até você por meio da sua rede de internet banda larga.
Leia também: Qual é a melhor TV por assinatura? Conheça as opções e avalie!
Para ficar ainda mais claro o conceito, basta comparar com o sistema de transmissão de TV convencional via satélite. Para o televisor transmitir os conteúdos audiovisuais, é necessário uma antena para receber o sinal do satélite, certo? No caso do IPTV, a captação é feita por meio da rede de internet, dispensando assim a necessidade de cabos e antenas.
Como funciona o IPTV?
O sistema de IPTV funciona com transmissão de conteúdos sob demanda. Ou seja, o usuário é quem escolhe o que assistir, quando e onde quiser. Para garantir a qualidade da transmissão, o sistema de IPTV utiliza redes próprias para a distribuição do sinal.
Leia também: Conheça 8 opções de streaming gratuito para assistir filmes e séries!
No sistema de IPTV o conteúdo transmitido não é baixado, uma vez que a transmissão é feita por lotes. Na prática, isso significa que enquanto você está assistindo um conteúdo o próximo lote está sendo baixado. Por esse motivo, a transmissão trava quando não há uma boa conexão com a internet.
Dicas
Além disso, é necessário que o usuário disponha de um conversor para transformar o sinal transmitido pela internet em imagens que serão exibidas na tela do televisor, computador ou celular. Caso o usuário tenha uma TV Smart não há necessidade de ter esse aparelho, pois basta instalar o aplicativo na TV.
Como liberar IPTV grátis?
Para os usuários que queiram acessar a TV pela internet de forma gratuita é possível utilizar aplicativos para captar o sinal das emissoras com transmissão em rede aberta. Tendo em vista que o sinal de emissoras, como Globo, SBT, Record, Band etc, é liberado gratuitamente, a transmissão pela internet não é considerada ilegal — desde que o sinal de origem não seja via cabo.
Portanto, essa é a única forma de utilizar gratuitamente a tecnologia de IPTV. Caso queira ter acesso a canais como HBO, Telecine, Esporte interativo, Premiere, GloboPlay entre outros, você pode contratar o pacote de forma avulsa ou assinar um plano de TV.
Normalmente, as operadoras de internet com planos de fibra costumam incluir no pacote o sistema de IPTV. Nesse caso, somente as empresas que possuem o certificado da Anatel podem oferecer esse serviço de forma legal.
Como liberar IPTV grátis na Smart TV?
Se você quer aprender a como liberar IPTV grátis na Smart TV, não precisa se preocupar. Isso porque as TVs mais recentes possuem conexão com internet por padrão e, por esse motivo, as fabricantes de Smart TVs costumam inserir aplicativos próprios para reproduzir conteúdos IPTV.
A Samsung, por exemplo, que é uma das marcas mais tradicionais do mercado, oferece o serviço “Samsung TV Plus”, que é uma plataforma gratuita que possui mais de 30 canais atualmente.
Já a marca LG, por sua vez, possui o serviço “LG Channels”, que também oferece diversos canais de forma gratuita.
Quais são as opções de IPTV grátis?
Como mencionamos, a única forma de acessar os conteúdos de IPTV gratuitamente é por meio de plataformas que possuem links de canais abertos. Por esse motivo, planos de IPTV gratuitos que oferecem acesso a canais de TV fechada são ilegais e ao contratá-los você está incentivando a pirataria.
Sendo assim, para utilizar a tecnologia de IPTV de forma gratuita e legal em televisões de modelo mais antigas, você pode recorrer às seguintes plataformas.
Pluto TV
A Pluto TV é uma das melhores plataformas de IPTV grátis para TV. Para ter acesso aos conteúdos, basta instalar o aplicativo no celular ou no aparelho de TV.
A plataforma transmite conteúdos ao vivo para todas as idades. Na Pluto TV você assiste filmes de diferentes gêneros, desenhos, animes e documentários.
Saiba mais: Pluto TV é bom? Conheça o catálogo, vantagens, benefícios e saiba como funciona!
Plex TV
Assim como a Pluto TV, a Plex TV é uma ótima plataforma para quem quer ter IPTV de graça. Ela é totalmente gratuita e reúne 79 canais de TV ao vivo.
Entre os conteúdos disponibilizados há opções de clássicos, filmes e séries de diferentes gêneros. Além disso, a Plex TV também funciona como um Media Center. Esse diferencial, torna a experiência do usuário ainda melhor.
Samsung TV Plus
A Samsung TV Plus é uma plataforma de IPTV de graça disponível para os consumidores que têm uma TV Smart da Samsung. Atualmente, o serviço conta com 35 canais, mas a gigante sul-coreana tem buscando aprimorar cada vez mais o serviço, a fim de agradar ainda mais o seu público.
LG Channels
Assim como a Samsung, a LG também criou um serviço de streaming exclusivo para os clientes que adquiram o modelo de TV LG com o sistema webOS 4.5 ou superior.
Apesar de reunir em sua lista 41 canais de filmes, notícias, esportes, documentários e assim por diante, a maioria está em inglês. Contudo, a marca já anunciou que pretende aumentar a lista com mais conteúdos em português.
Soul TV
Com uma proposta um pouco diferente das demais plataformas, a Soul TV trata-se de um serviço de streaming gratuito que disponibiliza mais de 85 canais. Contudo, os conteúdos da Soul TV só podem ser acessados por meio do aplicativo, ok?
Como instalar IPTV?
Para instalar o IPTV em uma TV Smart, você deve seguir as seguintes instruções:
- acesse o menu da TV e selecione a loja de aplicativos;
- insira no campo de pesquisa a palavra IPTV;
- escolha uma opção entre os resultados da pesquisa;
- clique em instalar aplicativo;
- toque em iniciar para ter acesso ao contrato do usuário;
- concorde com os termos apresentados.
- caso necessário, acesse o site da plataforma de IPTV escolhida e informe o ID da sua TV para que você tenha acesso aos canais disponíveis.
Caso a sua TV não seja uma Smart, é necessário que você instale um conversor na sua TV para transmitir os conteúdos via IP.
Como funciona o IPTV Smarters Pro?
O IPTV Smarters Pro é um aplicativo que funciona em dispositivos Android e iOS criado para reproduzir as transmissões de canais de televisão.
Ao contrário de outros players, que lidam com arquivos armazenados localmente, o IPTV Smarters Pro reproduz vídeos online e listas de streaming. Isso significa que o aplicativo não fornece ou inclui nenhuma mídia de conteúdo. Portanto, não é ilegal.
Ou seja, o IPTV Smarters Pro funciona decodificando listas IPTV. Dessa forma, cada lista é como uma biblioteca de canais que, ao ser adicionada no aparelho, permite que os canais fiquem liberados dentro do aplicativo.
Como instalar o IPTV Smarters Pro?
Indenpendente do aparelho que você possua, existe uma versão do IPTV Smarters Pro disponível. Veja a seguir o passo a passo de como instalar e configurar o aplicativo:
- Abra a loja de aplicativos no aparelho que estiver usando;
- Dentro do Google Play ou Apple Store, pesquise por “IPTV Smarters Pro” e faça o download;
- Com o app instalado, basta acessá-lo, aceitar os termos e criar um novo usuário;
- Feito isso, agora você vai precisar escolher a maneira que deseja adicionar a sua lista de canais.
Afinal, vale a pena aprender a como colocar IPTV na TV de graça?
Sim, com certeza vale a pena aprender a como colocar IPTV na TV grátis, principalmente se você já consome conteúdos da TV aberta.
Isso porque ao optar pelo IPTV você continua tendo acesso a esses conteúdos, porém com mais qualidade de som e imagem. Além disso, tem acesso a outros conteúdos interessantes.
Portanto, essas são as nossas dicas de como liberar IPTV grátis. Afinal, é possível acessar IPTV de forma gratuita e legal.
Por esse motivo, reforçamos a importância de não utilizar serviços oferecidos por empresas não autorizadas. Além de incentivar a pirataria, o acesso a essas plataformas podem resultar em prejuízos para você, uma vez que seus dados pessoais ficam vulneráveis.