Efésios 6 - A armadura de Deus: Estudo completo (2023)

A Bíblia mostra alguns versículos que falam sobre usar a Armadura de Deus. Na carta do apóstolo Paulo aos Efésios, ele usa elementos do exército romano para ilustrar, para nós cristãos, como devemos lutar. Primeiramente, ele fala das vestes de um soldado. Toda sua indumentária bélica tinha uma função específica. Vamos entender melhor a seguir.

Certamente, o apóstolo estava prevendo batalhas que iríamos enfrentar. Naquela época, ele já vivia um momento de tensão muito grande em que os cristãos eram perseguidos. Ele mesmo foi um desses homens que serviam ao exército romano. Antes de ser chamado por Cristo, tinha prazer em dizimar os cristãos, achando que estava fazendo a vontade Deus. 1 Timóteo 1:13 (NVI)

As batalhas que enfrentamos diariamente, precisam de estratégias espirituais para que não nos desviemos do caminho. Ao longo deste artigo, vamos ver o que cada peça da indumentária de um soldado romano representa para nós, espiritualmente, falando. Vamos analisar os versículos que falam sobre a Armadura de Deus.

Veremos a seguir:

  • Armadura de Deus
  • Cinto da Verdade - Efésios 6:14a
  • Couraça da Justiça - Efésios 6:14b
  • O Evangelho da paz - Efésios 6:15
  • O escudo da Fé - Efésios 6:16
  • O capacete da Salvação - Efésios 6:17
  • 5 motivos dos quais devemos vestir a Armadura de Deus
  • Conclusão sobre o tema “Armadura de Deus”

Armadura de Deus

Está escrito em Efésios 6:13-18:

Vistam de toda a armadura de Deus para que vocês possam resistir nos dias maus, e depois que acabar a batalha, vocês estarão firmes e ainda de pé.

Mantenha suas posições e coloque o cinto da verdade e também a couraça da Justiça.

Calcem os pés com a preparação do Evangelho da Paz estejam inteiramente preparados

Em toda e qualquer situação levantem o Escudo da Fé para pagar e também de ter as flechas de fogo do maligno, também conhecidos como dardos inflamados.

(Video) A ARMADURA DE DEUS (ESTUDO BÍBLICO - EFÉSIOS 6)

Use também o capacete da salvação e empunhem a Espada do Espírito que é a palavra do nosso Deus.

E Orem em todo tempo e em qualquer situação e permaneçam atentos, vigiando com toda a perseverança e persistentes em suas orações e súplicas por todos os santos.

Cinto da Verdade - Efésios 6:14a

Aqui, o apóstolo expressa que existe um cinto da verdade, ou seja, poderia haver um cinto da mentira. Quando vamos pesquisar a fundo sobre a função deste cinto, vamos ver que ele é uma base de apoio. Assim, o peitoral, a espada e a bainha eram presos ao cinto. Por isso, o cinto precisava ser bem fixo para que não corresse o risco de deixar qualquer dessas peças caírem.

Caso contrário, se o cinto não fosse preso corretamente, colocaria em risco a vida do soldado. Ele não poderia se defender. Portanto, apesar do cinto não ser uma armadura, ele era uma peça fundamental de apoio.

Isso nos faz meditar no quanto é importante ter uma boa base espiritual. É muito comum que pessoas que não têm um apoio firme na Palavra de Deus se desviem. Por isso, vão seguindo vãs doutrinas, filosofias e deixam de se apoiar na Palavra da Verdade.

Infelizmente, o caminho é a morte. Pedro, teve a revelação de que só Jesus tem as palavras de vida eterna. João 6:68 (ACF) Ainda que ele fosse, posteriormente, negar a Jesus, ele sabia que Jesus é filho de Deus.

Em João 17:17 (ACF), Jesus intercede por nós e afirma que a Palavra de Deus é a verdade. Nos tempos romanos, o cinto passou a ser uma peça que identificava o soldado romano, mesmo fora de batalha. O que ocorreu é que a peça passou a ser utilizada de maneira informal.

Ele continha a bainha e segurava a espada. Ou seja, mesmo fora de batalha, o soldado era identificado como soldado. Da mesma maneira, precisamos nos identificar como discípulos de Jesus, estando dentro ou fora de uma igreja.

Toda nossa maneira de pensar, agir e de viver, devem ser pautadas na Verdade. Como diz em 1 Coríntios 10:31 (ACF), faça tudo para glória de Deus.

(Video) Efésios 6 Estudo: REVISTA-SE DA ARMADURA DE DEUS (Bíblia Explicada)

Agora, vamos ver sobre o que representa a Couraça da Justiça.

Couraça da Justiça - Efésios 6:14b

A couraça era uma peça de couro que protegia os órgãos vitais do soldado, inclusive o coração. Constantemente, a Palavra nos mostra que devemos guardar nosso coração (Provérbios 4:23 (ACF); Salmos 119:11 (ACF)). O que Deus quer revelar é que tudo começa no coração, ou mente. Em outras palavras, quando enfrentamos uma batalha espiritual, somos logo atacados na mente.

O homem que vive em função dos sentimentos, não consegue permanecer e vencer suas batalhas. Somente a Palavra de Deus pode dizer quem somos para Ele. Portanto, seguir os sentimentos ou deixar com que uma palavra negativa penetre na alma é uma grande cilada do inimigo.

A couraça é mostrada na Bíblia em momentos diferentes. Sabemos que Golias, o gigante, usava uma couraça. E Davi, seu oponente, recebeu a couraça de Saul para enfrentá-lo, mas a rejeitou. 1 Samuel 17:38 (ACF). O mais importante Davi já tinha, a confiança no Deus vivo. Espiritualmente, o menino estava convicto e revestido da armadura de Deus para enfrentar aquele gigante.

Enquanto Golias desafiava o exército de Israel que estava com medo, Davi, cheio de fé em Deus, decidiu enfrentar o gigante filisteu mesmo sem a couraça e sem o capacete. Isso só nos prova que esses elementos são espirituais na vida do crente. A experiência de Davi com Deus apascentando as ovelhas de seu pai, fez com ele fosse cheio de confiança no Deus que o livrou do urso e do leão. 1 Samuel 17:34-35 (ACF)

Da mesma maneira, devemos nos revestir da Armadura de Deus com a couraça da justiça que nos foi imputada. O nosso Senhor Jesus, nos deu a salvação, portanto somos justificados diante de Deus. Sendo assim, deixamos para trás qualquer acusação do inimigo.

O Evangelho da paz - Efésios 6:15

Uma batalha precisa de uma couraça para proteção dos órgãos vitais, mas também, precisamos pensar nos sapatos. Os sapatos são usados para proteger os pés e para dar mais segurança e firmeza ao pisar. É impossível enfrentar uma batalha descalços.

É importante ressaltar que os calçados dos soldados tinham uma preparação antes da batalha. No caso do exército assírio, os sapatos precisavam fazer barulho enquanto marchavam. Simplesmente para causar medo no seu rival. Eles também causavam espanto com as suas capas cheias de sangue da batalha anterior.

Mas em Isaías 9:5-6 (ACF), o profeta anuncia o que viria acontecer 740 anos depois, deixando claro que a antiga maneira de guerrear seria deixada de lado. A chegada do Messias traria a paz que o mundo precisava conhecer.

(Video) Pastor Samuel Procópio - Revista-se das Armaduras de Deus

Inspirado nessa menção de Isaías, Paulo compara a forma que o soldado se preparava para a guerra para a que vivemos hoje. Como diz em Efésios 6:12 (ACF), nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades. À medida que vamos entendendo isso, vemos o quanto o mundo precisa da revelação do evangelho para se libertar das suas prisões ideológicas, culturais e filosóficas.

Existe uma crise de identidade que cresce a cada dia por falta de revelação do evangelho. Por isso, cabe a nós calçar o Evangelho da Paz, que reconcilia quem está distante de Deus para ser chamado de filho por Ele.

Em 1 João 3:8 (ACF), a Palavra fala que o Filho de Deus veio para desfazer as obras do diabo. Por isso, somente a revelação da Verdade é capaz de mudar o homem e de reconectá-lo com Deus. Todo aquele que recebe Cristo em sua vida, também compartilha da Verdade. Basta anunciar as Boas Novas da Salvação.

O escudo da Fé - Efésios 6:16

O escudo é a peça usada pelo soldado para se defender de um ataque. Vamos dizer que você é uma pessoa tranquila e que tem uma vida muito pacífica. Ainda assim, as circunstâncias podem querer desestabilizar a sua fé. Se tudo virar de cabeça para baixo, até as pessoas que te amam podem falar contra sua fé e o seu Deus.

Não foi muito diferente com Jó. Quando Deus estava provando o caráter e a fidelidade de Jó, ele viu sua própria esposa incitando-o a amaldiçoar o seu Deus. Jó 2:9 (ACF) Muitas vezes, não teremos apoio de pessoas próximas e isso pode tentar apagar a nossa fé.

Sabendo disso, Paulo dá importância ao Escudo da Fé na Armadura de Deus. É com ele que vamos vencer os dardos inflamados lançados pelo inimigo. Neste caso, os dardos inflamados podem ser dúvidas, medo, inveja, ciúmes e tudo mais que atrapalha a vida cristã.

O que Paulo estava dizendo é que é possível vencer todos esses sentimentos, se usarmos o escudo da fé. Ainda voltando ao gigante Golias, ele lançou palavras que desencorajam o exército israelita. Tanto que foram 40 dias que o exército de Saul ficou paralisado mediante as ameaças do gigante.

Os dardos inflamados do inimigo foram lançados em palavras. Tanto que Davi perguntou quem era o incircunciso que blasfemava contra Deus. Naquela cena, vemos o quanto Davi tinha fé. Em outra ocasião, o profeta Elias se escondeu na caverna porque teve medo. 1 Reis 19:3 (ACF). Elias recebeu a ameaça de morte de Jezabel e preferiu morrer. A sua fé foi terrivelmente abalada, mesmo depois de ter vencido tantas coisas e depois de ter visto tantos milagres.

O capacete da Salvação - Efésios 6:17

A mente é o principal alvo de Satanás. Ainda que ele não seja onisciente, ele percebe nossas fraquezas. É na maneira de agir, de falar, que ele vai assimilando e vendo onde ele pode entrar para intervir na nossa vida.

(Video) ESTUDO - ARMADURA DE DEUS: SIGNIFICADO.

Diferentemente do que alguns pensam, a salvação precisa ser desenvolvida. Infelizmente, existe um pseudo evangelho que prega “ uma vez salvo, para sempre salvo”. Isso é um engano de Satanás que não quer o cristão complete a carreira.

É exatamente para que não haja confusão entre a velha maneira de viver com o novo homem, proveniente da salvação conquistada na cruz, que está escrito que devemos renovar a nossa mente. Romanos 12:2 (ACF) Para isso, o capacete é usado, para preservar a nossa mente das influências mundanas. No caso de uma guerra, o soldado que deixa sua cabeça desprotegida, pode perder a vida facilmente.

Da mesma maneira, o cristão que se deixa influenciar pelos pensamentos do mundo, contrários ao que Cristo pregou, pode padecer com a morte espiritual. É como se ele voltasse aos antigos costumes, anulando o sacrifício que nos tirou das trevas.

Normalmente, o ser humano sofre com a tendência de olhar para trás. Quando Moisés libertou o povo do Egito da escravidão, muitos reclamaram no meio do caminho do deserto. Embora soubessem que havia um destino certo para chegar, a Terra Prometida, eles insistiam em olhar para o Egito.

Por pouco, perderam a liberdade e voltaram para a velha vida. Isso não aconteceu, mas também não chegaram ao destino, exceto Josué e Calebe. Portanto, apenas esses dois mantiveram os olhos fitos na promessa de Deus. Enquanto isso, o restante do povo não aguardou no coração tudo o que Deus havia feito por eles durante toda a jornada.

5 motivos dos quais devemos vestir a Armadura de Deus

Vejamos alguns motivos pelos quais devemos vestir a Armadura de Deus:

  1. Para agradar e adorar somente a Deus: A segunda tentação de Jesus no deserto foi pautada na idolatria. Satanás ofereceu a Ele poder e domínio sobre tudo que existe, se Jesus o adorasse. No entanto, o Mestre sabia muito bem sobre Sua identidade de filho. Muitas vezes, o ser humano é tentado a largar tudo em busca de poder, fama ou uma vida mais confortável. Com isso, renuncia a sua aliança com Deus e compactua com ideias satânicas por um breve momento de ilusão na Terra.
    Lucas 4:6-8 (ACF)
  2. Para manter nossa confiança nas promessas: O apóstolo Paulo teve uma revelação muito forte no caminho de Damasco. Foi a partir daí, que seu objetivo de vida mudou radicalmente. Foi o homem que mais contribuiu para difundir o Evangelho. Tanto que é autor de 13 cartas, segundo estudiosos. Ele passou fome, frio, nudez, prisão, entre outras privações porque acreditava nas promessas de Deus.
    2 Timóteo 1:12 (ACF)
  3. Para vencer as acusações do inimigo: Em todo tempo, seremos atacados por mentiras de Satanás. Seu grande propósito é querer invalidar o plano de Salvação das nossas vidas. Frequentemente, sentimos culpa por algum erro que cometemos, porém estamos certos de que Jesus, mesmo inocente, morreu em nosso lugar. Ele também é fiel para nos perdoar de qualquer pecado quando nos arrependemos.
    2 Coríntios 5:21 (ACF)
  4. Pregar o evangelho: Somos testemunhas de uma paz que excede todo o entendimento, temos certeza da salvação e caminhamos na verdade. Consequentemente, vamos espalhar a mensagem de salvação para quem estiver por perto.
    João 15:27 (ACF)

Conclusão sobre o tema “Armadura de Deus”

Vestir a Armadura de Deus não é algo visível a olho nu, mas é uma forma metafórica de mostrar as armas espirituais. Sem elas, não é possível se manter firme no caminho que o Senhor preparou para nós.

Sempre haverá lutas, situações difíceis para resolver e pessoas críticas que não concordam com a nossa fé. Entretanto, sabemos que toda a nossa batalha deve ser conquistada de forma espiritual.

Assim, devemos orar por quem nos persegue, confiar em Deus para vencermos o inimigo ou as circunstâncias desfavoráveis. A leitura da Palavra juntamente com a declaração das suas promessas é uma maneira de guerrearmos. Então, vista-se da Armadura de Deus e medite nos principais versículos das Suas promessas.

(Video) COMO USAR A ARMADURA DE DEUS E VENCER A BATALHA ESPIRITUAL - Pastor Antonio Junior

Videos

1. La armadura de Dios Efesios 6:10-18
(Promesas de Dios)
2. A Armadura de Deus - Estudo em Efésios 6:10-18
(Nova Jerusalém)
3. ESTUDO BÍBLICO - EFÉSIOS 6
(Joyce Meyer Ministries Portugues)
4. Armadura de Deus - Parte 01 - Estudo Bíblico e Teológico - Estudo sobre Armadura Espiritual
(Universidade do Reino)
5. Como vestir a armadura de Deus: um apelo à vida de oração | Rev. Augustus Nicodemus
(Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia)
6. Ephesians 6, Understanding the armor of God
(DE VOLTA A JERUSALÉM)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Merrill Bechtelar CPA

Last Updated: 25/09/2023

Views: 6068

Rating: 5 / 5 (50 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Merrill Bechtelar CPA

Birthday: 1996-05-19

Address: Apt. 114 873 White Lodge, Libbyfurt, CA 93006

Phone: +5983010455207

Job: Legacy Representative

Hobby: Blacksmithing, Urban exploration, Sudoku, Slacklining, Creative writing, Community, Letterboxing

Introduction: My name is Merrill Bechtelar CPA, I am a clean, agreeable, glorious, magnificent, witty, enchanting, comfortable person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.