Luz azul: o que é e como se proteger - eCycle (2023)

Entenda qual é a melhor forma de lidar com a luz azul e como se prevenir de danos à saúde

1. Malefícios da luz azul artificial

2. Efeitos da luz azul no sono e no ritmo circadiano

(Video) Luz azul: entenda o que é, seus riscos e benefícios

3. Como se proteger da luz azul

5. É preciso repensar a utilização da luz artificial

A luz azul é um intervalo do espectro de luz visível, com comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm. Existem fontes de luz azul natural, como o Sol, e fontes artificiais, como os equipamentos eletrônicos. A exposição a fontes de luz azul não naturais está se tornando cada vez maior, tendo origem em uma variedade de tecnologias, como computador, celular, televisores e lâmpadas.

Grande parte da exposição não natural à luz azul se dá em decorrência da utilização das lâmpadas de LED. Isso porque muitos LEDs brancos são produzidos pelo emparelhamento de um LED azul com um fósforo de energiamais baixa, criando assim a luz de estado sólido (LES). Essa tecnologia tem sido considerada a “iluminação do futuro”, pois utiliza pouquíssimos recursos energéticos em comparação às outras tecnologias de lâmpadas e não possui mercúrio.

(Video) Proteja sua pele contra a Luz azul

Como qualquer outro tipo de lâmpada, as lâmpadas LED causam poluição luminosa. No entanto, elas também contêm outros contaminantes em sua composição, como chumbo e arsênio. Além disso, têm sido fonte de exposição à luz azul não natural, representando riscos à saúde.

Malefícios da luz azul artificial

Foi demonstrado que a exposição àluz azulartificial afeta a saúde humana. Enquanto a exposição natural àluz azuldurante o dia melhora a disposição, os níveis de vitamina D, o estado de alerta e ohumor, a exposição prolongada a ela durante anoiteafeta o ritmo circadiano, causando vários efeitos nocivos. Cientistas acreditam que isso acontece devido à presença de células sensíveis àluz azulna retina, que suprimem a produção demelatonina(hormônio que promove o sono).

Em alguns estudos com animais, a luz azul proveniente de fontes de luz LED causou danos nas células fotorreceptoras da retina. A exposição aguda à luz de alta intensidade, como a luz azul, provocou perda de células fotorreceptoras em animais como macacos e ratos. Entretanto, esses danos variam de acordo com o horário: à noite, os efeitos nocivos são de três a quatro vezes maiores.

Esses dados levam a uma preocupação significativa sobre o potencial efeito negativo desse tipo de luz nas retinas humanas durante a noite. Alguns estudos também sugerem que a exposição crônica à luz azul pode aumentar o risco de desenvolvimento de degeneração macular e de outras patologias relacionadas à idade. Além disso, estudos mostraram que a luz azul pode levar à disfunção das mitocôndrias, presentes em grande concentração nas células ganglionares da retina.

Acesse a matéria Entenda o funcionamento do ciclo circadiano

Consuma Consciência

(Video) 5 falsos mitos sobre las bicis de asistencia eléctrica
Entenda o funcionamento do ciclo circadiano

Efeitos da luz azul no sono e no ritmo circadiano

Olhar para uma tela de celular durante a noite pode afetar a capacidade de dormir. Um experimento que avaliou os efeitos da exposição à escuridão, à luz amarela e à luz azul durante a noite chegou à conclusão de que a luz azul inibe a sonolência, enquanto a amarela não apresenta efeitos significativos sobre o sono. A escuridão, por outro lado, promove a sensação de sonolência.

A exposição à luz azul por tempo prolongado, segundo estudo, tem diminuído a média de horas de sono da população nas últimas duas décadas. Adolescentes, que necessitam dormir no mínimo nove horas por noite, têm dormido cada vez menos. Isso pode levá-los a comer mais, se exercitar menos e ficar deprimidos.

Outro estudo concluiu que os adolescentes são mais propensos a apresentar problemas de comportamento e dificuldade de concentração durante o dia por causa da exposição à luz azul de aparelhos eletrônicos.

O uso de computadores e celulares em um período imediatamente anterior ao horário de dormir pode levar a menos horas de sono profundo. Ficar acordado até tarde para estudar para uma prova pode parecer prudente, mas pesquisas descobriram que a prática pode realmente impedir a retenção de memória.

Um estudo clínico psicológico descobriu que os alunos que conseguiam dormir mais cedo e dormir mais recebiam notas melhores do que os alunos que dormiam menos.

Como se proteger da luz azul

De acordo com um estudo, uma maneira de aumentar a proteção contra os efeitos danosos da luz azul é consumir alimentos ricos em luteína e zeaxantina, como o agrião, a chlorella, a abóbora e o kiwi. Os efeitos benéficos dessas substâncias são extensos. Elas agem em favor da saúde ocular e da pele, que são prejudicadas pela luz azul.

A uvaé um alimento imbatível na proteção contra a luz azul. Isso porque, além de luteína e zeaxantina, ela contém resveratrol, substância que protege as células da retina contra os efeitos da luz ultravioleta (UVA). Segundo pesquisa, o resveratrol também pode ajudar a prevenir glaucoma, catarata e doença ocular diabética.

(Video) ¿PERDERÉ LA VISTA? Luz Azul en las Pantallas

Entre os polifenóis da uva, o resveratrol é um dos melhores antioxidantes naturais. Ele é indicado para prevenir o envelhecimento da pele e protegê-la das radiações UVA e UVB. Por isso, é uma das promessas da indústria cosmética contra os malefícios da radiação solar e da luz azul artificial.

O resveratrol é encontrado, sobretudo, na casca da uva. O ideal, portanto, é adicioná-las inteiras à dieta, para obter todos os seus benefícios. Você pode consumi-las in natura, em sucos integrais, vinhos ou até mesmo um smoothie!

Além da proteção que fornece contra a luz azul, o resveratrol também reduz inflamações e ajuda a prevenir doenças cardíacas, câncer e diabetes. Como a uva apresenta baixo índice glicêmico, consuma-as sem medo. Os benefícios são enormes!

Além disso, alguns médicos recomendam suplementar luteína e zeaxantina a partir dos 50 anos de idade, quando aumenta o risco de degeneração macular relacionada à idade; e o uso de óculos bloqueadores de luz azul, também chamados de blue ray blocker.

Modo escuro não funciona

Umestudo de 2019 sobre configurações de modo escuro mostrou que não há diferença notável na produção de melatonina entre as pessoas que usaram o filtro de luz azul no iPad antes de dormir e as que não usaram.

Os autores do estudo sugeriram ainda que o Night Shift por si só não seria suficiente para restaurar o ritmo circadiano. Reduzir as configurações de brilho do dispositivo parecia ser igualmente importante – ou até mais.

É preciso repensar a utilização da luz artificial

A poluição luminosa representa uma enorme ameaça à qualidade de vida. Isso porque a vida humana como a conhecemos levou milhares de anos para evoluir e desenvolver um ritmo biológico adaptado à iluminação natural. Durante a noite, a partir do pôr do sol, a temperatura do corpo diminui, assim como o metabolismoe a fome; a sonolência e o nível de melatonina no sangue, por outro lado, aumentam.

A luz azul, de comprimento de onda curto, é a mais eficiente para suprimir a melatonina e retardar a fisiologia noturna; enquanto isso, a luz mais longa e mais escura – amarela, laranja e vermelha, de uma fogueira ou de uma vela, por exemplo – tem pouquíssimo efeito sobre os níveis de melatonina.

(Video) How to Secure an EBike to a $150 Black Widow Bike Rack with Ratchet Straps

A luz brilhante do sol contém luz azul, o que é um benefício de manhã, quando precisamos estar alertas e despertos. Entretanto, se nos expusermos à luz azul depois do pôr do sol, enganamos nosso organismo, fazendo-o trabalhar como se fosse dia. Para o desenvolvimento da sociedade, é preciso levar a sério o direito à noite e ao escurecer. Assim como deve ser com a poluição da águae do ar, é preciso repensar a poluição luminosa causada pela luz artificial.

Para saber mais sobre a luz azul e como se proteger de seus efeitos nocivos à saúde, assista ao vídeo a seguir e aproveite para conferir outros conteúdos no nosso canal no YouTube:

FAQs

O que fazer para se proteger da luz azul? ›

use protetor solar durante o dia e mesmo quando permanecer em ambientes internos, pois o produto protege a pele da luz azul, da luz ultravioleta e infravermelha, reduzindo a ação de fotoenvelhecimento.

O que é uma luz azul? ›

A luz azul é um espectro de luz visível proveniente dos raios solares, e também das luzes artificiais, como as telas do computador, televisão e smartphones.

O que a luz azul pode causar? ›

A alta exposição a essa luz pode causar danos a retina, aumentando o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea). O hábito de utilizar aparelhos eletrônicos no período da noite faz com que tenhamos menor horas de sono.

Quais aparelhos eletrônicos emitem luz azul? ›

A luz azul está presente não só na luz solar, atingindo a terra durante todo o ano, independentemente das condições atmosféricas (céu limpo, nublado, chuva, etc.), como também está presente em todos os computadores e ecrãs LCD e LED, os telefones móveis, os Tablets e os dispositivos GPS.

Qual protetor solar protege da luz visível? ›

O único tipo de produto que bloqueia os efeitos da luz visível na pele são os filtros físicos que devem conter dióxido de titânio ou óxido de zinco na pele. Esses ingredientes refletem e dispersam a luz, construindo uma barreira física contra as radiações. Geralmente, esses são os protetores com cor.

Qual luz cansa mais os olhos? ›

A luz branca, em geral, cansa os nossos olhos e não só aquela emitida pelos computadores, mas também a luz branca presente nos ambientes. Já foi provado que a luz amarela, mais alaranjada, não causa um estresse visual, mental e físico como a luz branca.

O que é proteção contra luz azul? ›

Lentes com proteção blue UV antirreflexo filtram a luz azul emitida pelas telas dos dispositivos eletrônicos e são indicadas até mesmo para pessoas que não utilizam lentes de grau, mas precisam se proteger da exposição prolongada diante do celular, tablet ou computador.

Qual protetor protege da luz do celular? ›

“A melhor maneira para proteger a pele dos efeitos causados pela luz emitida por dispositivos eletrônicos digitais é a aplicação de filtros solares que contenham pigmento na sua composição.

O que é proteção de luz azul? ›

Protege contra os raios ultravioleta

Além de proteger os olhos da luz azul, as lentes com este tratamento contém filtro contra os raios UV, que podem atingir a visão tanto em ambientes internos quanto externos. Portanto, também preserva o globo ocular dos danos provocados pela radiação solar.

Como evitar a luz azul do celular? ›

Por padrão, o Night Shift é ativado entre o pôr do sol e o nascer do sol. Nos celulares Android, a opção pode variar conforme o aparelho.
...
No Celular
  1. Acesse as Configurações;
  2. Toque em "Visor";
  3. Selecione "Filtro de luz azul" para abrir as opções adicionais;
  4. Faça os ajustes necessários de opacidade e agendamento.
12 Jan 2022

Pode mexer no celular antes de dormir? ›

A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Porque não dormir com celular no quarto? ›

A iluminação artificial do celular provoca uma reação no cérebro e diminui a produção de melatonina, hormônio do sono. Sendo assim, você tende a ter mais dificuldade para pegar no sono. Até o menor sinal de iluminação do aparelho (quando está carregando, por exemplo), pode prejudicar esse hormônio.

Quantas horas tem que desligar o celular antes de dormir? ›

Fique longe dos aparelhos eletrônicos antes de dormir

É recomendável desligar os aparelhos eletrônicos, pelo menos, 90 minutos antes de se deitar para dormir.

Que horas largar o celular? ›

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir. E com certeza os smartphones são normalmente os principais culpados, mas mesmo os tablets e TVs podem emitir luz azul que pode contribuir para o sono insatisfatório.

O que a radiação do celular pode causar? ›

Celulares e radiação não ionizante

Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.

Como se proteger da luz branca? ›

A forma mais adequada de proteção contra a luz visível é a sombra, ou seja, uma proteção física que impeça o contato da radiação com o organismo.

O que e luz visível exemplos? ›

A luz visível ou espectro visível, é o conjunto de ondas eletromagnéticas que, ao penetrar em nossos olhos, pode sensibilizar a retina e desencadear o mecanismo da visão. Essas ondas, como qualquer outra radiação eletromagnética, são originadas por cargas elétricas oscilantes.

O que a luz visível pode causar? ›

A luz visível também é uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Ela aumenta a produção de radicais livres, deixa a pele sem brilho, mais opaca. E ainda favorece o aumento das rugas. Além disso, tem um impacto negativo no DNA dentro das células, acelerando o processo de envelhecimento.

Qual luz faz menos mal? ›

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

Qual o tipo de lâmpada mais saudável? ›

As lâmpadas de LED (sigla para diodo emissor de luz) surgiram há mais de uma década como alternativa de iluminação e, mais recentemente, estão sendo divulgadas como opção mais sustentável e econômica para trazer luz aos lares e locais públicos.

Qual a melhor lâmpada para a saúde? ›

A lâmpada LED veio para substituir as lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes, essas tinham um consumo maior de energia emitindo uma baixa luminosidade. Fazer a instalação correta das lâmpadas de LED para que funcionem adequadamente é essencial.

O que fazer para proteger a pele? ›

“A melhor forma de proteger a pele é utilizar um protetor solar. Ele é o produto que mais tem evidência cientifica na prevenção do envelhecimento. Alguns filtros já têm associação de hidratantes e antioxidantes.

Qual a luz que o celular emite? ›

O que a gente nem se dá conta, é que essas telas emitem a chamada luz azul. Ela é uma cor que pertence ao espectro de luz que pode ser visto pelo ser humano. Cerca de um terço das luzes de alta energia que enxergamos é considerado luz azul. A maior fonte natural que nós temos desse tipo de luz é a luminosidade solar.

Qual é a melhor luz para dormir? ›

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

Porque não se deve escurecer a tela do celular? ›

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

O que é lente antirreflexo com filtro azul? ›

A lente com Anti-Reflexo filtro azul bloqueia filtra a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue na retina. A luz azul está nos aparelhos eletrônicos que usamos todos os dias: celulares, computador, tablets, dentre outros. Ou seja, não dá para escapar porque ela está em toda parte.

Como funciona o tratamento antirreflexo? ›

Antirreflexo é um tratamento dado às lentes com o intuito de reduzir a luz que é refletida na superfície da lente. Por meio de uma fina película que é aplicada sobre as lentes corretivas, este tratamento consegue barrar reflexos indesejados que podem comprometer a visão.

Como proteger a pele da luz azul do celular? ›

Use protetor solar com cor durante o dia

Meire recomenda o uso de protetores solares com cor, pois o pigmento atua como uma barreira, diminuindo a penetração dos raios na pele.

Como proteger os olhos da luz azul do celular? ›

Ajustar as configurações do aparelho, manter uma distância da tela e manter o ambiente iluminado são algumas dicas para proteger os olhos.
  1. 1 - Ajuste os seus aparelhos. ...
  2. 2 - Mantenha a tela mais longe dos olhos.
  3. 3 - Use um filtro de tela.
  4. 4 - Faça pausas e use a regra de 20 minutos.
  5. 5 - Use colírios sob recomendação médica.
4 Feb 2021

Como proteger o rosto da luz do celular? ›

De acordo com a especialista, é importante caprichar na proteção diária da pele. Até mesmo a já conhecida vitamina C, ajuda na proteção contra a luz visível, já que é um potente antioxidante. “Filtros solares e antioxidantes são os maiores e melhores aliados nesse novo contexto de cuidados com a pele.

O que significa proteção contra luz azul? ›

Esse tipo de luz é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. “Ao ser exposta a essa luz acontece um processo chamado poluição eletromagnética, pois a luz desses aparelhos aumenta a liberação de radicais livres no organismo e danificam as células saudáveis do rosto.”, explica Amilton.

Qual é a melhor luz para dormir? ›

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

Qual a luz que o celular emite? ›

O que a gente nem se dá conta, é que essas telas emitem a chamada luz azul. Ela é uma cor que pertence ao espectro de luz que pode ser visto pelo ser humano. Cerca de um terço das luzes de alta energia que enxergamos é considerado luz azul. A maior fonte natural que nós temos desse tipo de luz é a luminosidade solar.

O que a luz do celular pode causar? ›

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS).

Porque não se deve escurecer a tela do celular? ›

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Faz mal usar o celular no escuro? ›

Celular no escuro

“Não se tem nenhum estudo ou trabalho comprovando que usar o celular à noite, no escuro, cause danos aos olhos. É claro que a recomendação é voltada à saúde dos olhos e, por isso, sugerimos não deixar a luz do celular muito baixa. O ideal é não forçar muito a visão”, recomenda o médico.

Como adormecer o melasma? ›

O tratamento mais indicado atualmente é o Ácido Tranexâmico, que pode ser utilizado de forma oral, tópica ou injetável e pode ser associada ao microagulhamento. “O ácido impede a ação inflamatória e a consequente formação de melanina”, finaliza o médico.

Pode usar ácido e mexer no celular? ›

Se você estiver enxergando bem e não assistir colada com rosto na tv ou na tela do aparelho, pode usar sem problemas.

Como podemos nos proteger desses tipos de luz? ›

A indicação dos especialistas é o uso diário dos chamados protetores físicos. Segundo Morais, os compostos inorgânicos que promovem a proteção da pele desse tipo de radiação são dióxido de titânio, óxido de zinco e óxido ferroso. Esses componentes protegem tanto das radiações ultravioleta quanto da luz azul.

Como proteger os olhos da tela de um celular? ›

Você deve habilitar a função de proteção de luz azul de celular e computador, diminuir o brilho das telas, afastar do rosto e lembrar constantemente de piscar, com repousos frequentes. Se você usa óculos, pode solicitar o antirreflexo azul na lente, que confere mais proteção aos olhos também.

Qual a função do filtro de luz azul? ›

O filtro de luz azul é um recurso que aumenta a temperatura da tela do dispositivo, como celular ou notebook. Assim, o display fica em um tom mais quente, amarelado. A ideia por trás da tecnologia é proteger os olhos do excesso de luz azul emitido por esses aparelhos.

Qual protetor protege da luz do celular? ›

“A melhor maneira para proteger a pele dos efeitos causados pela luz emitida por dispositivos eletrônicos digitais é a aplicação de filtros solares que contenham pigmento na sua composição.

Videos

1. Electric Bike Tool Review - LEXIVON Torque Wrenches to Protect Your Ebike Nuts, Bolts, and Screws
(EbikeProducts)
2. Bicis de asistencia Eléctrica. Consejos de uso y autonomía
(Mundo Mammoth)
3. E BIKE(BMX CONVERSIÓN) TUTORIAL
(RETROGAMING TIME José Ramón Alcaràz)
4. AVALON Bluelight - The Best Eco-Friendly Bluelight Glasses
(Newest Crowdfunding Inventions)
5. How to recover deleted files from recycle bin in one click | Recycle bin windows 10 | Data recovery
(HMS Tech Tip)
6. PARAMETROS OCULTOS PATINETE SMARTGYRO
(VIDA FACIL S.O.S.)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Prof. An Powlowski

Last Updated: 09/30/2023

Views: 5967

Rating: 4.3 / 5 (64 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Prof. An Powlowski

Birthday: 1992-09-29

Address: Apt. 994 8891 Orval Hill, Brittnyburgh, AZ 41023-0398

Phone: +26417467956738

Job: District Marketing Strategist

Hobby: Embroidery, Bodybuilding, Motor sports, Amateur radio, Wood carving, Whittling, Air sports

Introduction: My name is Prof. An Powlowski, I am a charming, helpful, attractive, good, graceful, thoughtful, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.