Mistura de Cores [Tabela] (2022)

O estudo das cores é algo surpreendente. Entender como funciona a mistura de cores é importante tanto para quem trabalha na área artística, como também para aqueles que têm curiosidade a respeito de como funciona a classificação das cores e as suas respectivas combinações. Cada cor tem seu respectivo pigmento e luz, e saber combinar isso é fundamental para que cada resultado seja aquele que você espera. A seguir, falaremos sobre a mistura de cores.

Mistura de Cores [Tabela] (2)

Mistura de Cores

As cores vermelha, magenta, amarela, ciano, azul, preta e branca são chamadas de cores subtrativas, ou seja, aquelas que atuam por subtração. Em se tratando de tinta, qualquer tipo serve para o experimento, até mesmo aquela tinta utilizada nas pinturas das casas. A cor preta, por exemplo, pode ser obtida com a mistura destas cores, mas dificilmente é possível se adquirir o mesmo tom de preto, a não ser que a precisão da quantidade de cada cor seja muito boa.

A mistura das cores vermelho e azul, por exemplo, resulta na cor roxa. Entretanto, o roxo resultante com a combinação destas duas cores não é um roxo vibrante, e sim um roxo escuro, sem vida. Isto acontece devido ao fato do vermelho e azul serem combinações secundárias de cores primárias, ou seja, cada uma delas subtrai a luz e, consequentemente, reflete menos do espectro das cores.

Mistura de Cores [Tabela] (3)

A mistura das cores magenta e ciano, por sua vez, resulta em uma coloração mais viva e vibrante, já que estas duas cores são primárias.

Para que você possa obter os resultados desejados com a mistura de cores, é essencial que você saiba quais pigmentos deve utilizar para criar as cores primárias e secundárias. As cores de pigmento primárias são o magenta, o ciano e o amarelo. Já as três cores secundárias, resultantes da combinação de duas cores primárias, são as seguintes:

Amarelo + Ciano = Verde
Magenta + Ciano = Azul
Amarelo + Magenta = Vermelho
Magenta + Ciano + Amarelo = Preto
A mistura de cores subtrativas resulta na cor preta.

(Video) TABELA DE MISTURA DE CORES - corante xadrez #diy #pinturas #tintas #corante #dicas

Diferentemente das cores subtrativas, há aquelas cores chamadas aditivas, ou seja, que atuam por adição. Para que você compreenda de maneira mais fácil, observe a área branca de algum site e aproxime bastante a visão. Você perceberá que a cor branca na tela do monitor é formada por pontos verdes, vermelhos e azuis. Ao contrário dos pigmentos, a luz resultante é aditiva, resultante da combinação de claridade. Todas as telas, sejam elas de cinema, televisão ou celular, funcionam com a combinação de cores aditivas.

Mistura de Cores [Tabela] (4)

Igual ao que acontece com as cores subtrativas, as cores aditivas são compostas por 3 cores primárias e 3 cores secundárias, obtidas por meio da mistura de cores primárias. Confira os resultados de tais combinações:

Azul + Vermelho = Magenta
Verde + Azul = Ciano
Vermelho + Verde = Amarelo

A mistura de cores aditivas resulta em branco.

Teoria Avançada das Cores

A percepção das cores é muito interessante. O ser humano percebe as cores e as definem de maneiras subjetiva e objetiva. Apesar da ciência conseguir medir e definir a luz, os olhos do ser humano percebem uma mistura complexa, seja da coloração, seja da saturação e da claridade das cores.

Mistura de Cores [Tabela] (5)

A maneira que enxergamos as cores depende não somente do que o que estamos vendo, como também onde estamos vendo. Além disso, cada pessoa percebe as cores de uma maneira diferente. As pessoas daltônicas, por exemplo, têm uma percepção muito diferente de alguém que não é daltônico.

As Três Dimensões da Cor

São dimensões das cores a coloração, a saturação e a claridade. Toda cor tem estas três dimensões.

A coloração é a posição onde a cor se encontra no círculo cromático, como o laranja, o vermelho e o amarelo, por exemplo. Há também as cores conhecidas como intermediárias, como o laranja amarelado e o vermelho alaranjado, por exemplo. No caso do marrom, a sua coloração é a cor laranja, já que o marrom nada mais é do que um laranja escuro.

A saturação, por sua vez, é a responsável pelas cores vivas e vibrantes, como aquelas que compõe o arco-íris, bem como o círculo cromático. As cores claras, conhecidas como matizes, e as cores escuras, chamadas de tonalidades, bem como as cores opacas ou tons, apresentam uma menor saturação.

(Video) Mistura de Cores e Formar outras Cores - Mistura de cores e Resultados

Mistura de Cores [Tabela] (6)

Por fim, a claridade é a responsável por indicar a proximidade que uma cor tem do branco ou do preto, independentemente de qual cor se trata. Experimente tirar uma foto em branco e preto de algo colorido e observe como a claridade indica quais são as cores mais claras e quais são as cores mais escuras.

Mistura de Cores de Tintas

As cores subtrativas primárias são o magenta, o ciano e o amarelo, ou seja, a combinação destas três cores resulta em qualquer outra cor. Entretanto, estas cores não podem ser conseguidas com a mistura de outras cores. As cores primárias subtrativas são utilizadas na mistura de pigmentos diversos, como corantes, tinturas e tintas.

A mistura das cores amarela e magenta, por exemplo, resulta nas cores vermelha e laranja. Já a mistura da cor amarela com a cor ciano resulta em cores verdes. As cores magenta e ciano, quando misturadas, resultam nas cores de tonalidades roxas e azuis.

Experimente organizar as cores do círculo cromático em forma triangular, onde as cores amarela, magenta e ciano dividem cada canto do triângulo. Para que você obtenha as cores vivas, basta mistura qualquer uma das cores em um dos lados do triângulo.

Mistura de Cores [Tabela] (7)

A mistura do laranja com o magenta, bem como do magenta com o amarelo, resulta na cor vermelha. A cor laranja, por sua vez, pode ser obtida com a mistura do vermelho com o amarelo. Há diversas opções de cores vivas e vibrantes que podem ser obtidas com a mistura de cores primárias e secundárias, mas os resultados mais satisfatórios são conseguidos com a mistura das cores que se encontram mais próximas entre si no círculo cromático.

A mistura de cores dos dois lados distintos do triângulo, como o vermelho e o azul, resulta em cores escuras. Quando misturadas, as cores azul e vermelha resultam em um roxo escuro, por exemplo.

As cores que apresentam baixa saturação, ou seja, aquelas que não são vivas, apresentam três formas: matizes, ou cores claras, tonalidades, ou cores escuras e tons, ou cores opacas.

Mistura de Cores [Tabela] (8)

Em se tratando de clareamento, basta que você adicione a cor branca a qualquer cor para que esta se torne mais clara. Já para se obter o escurecimento das cores, adicione a cor preta a qualquer uma delas.

(Video) TABELA DE CORES - ESCALA CMYK - Arquivo para baixar

Adicionar as cores branca ou preta, em como a cor branca com a cor que você está utilizando, faz com que o resultado seja uma cor opaca e apagada. Experimente variar a quantidade de preto e branco na sua mistura, e você poderá observar que qualquer saturação ou luminosidade pode ser obtida.

A cor preta pode ser obtida com a mistura de quaisquer uma das cores complementares, bem como com a mistura de 3 ou mais cores que se encontram espaçadas no círculo cromático. A cor branca, entretanto, não é possível ser obtida com a mistura de tintas.

Receitas de Cores

Mistura de Cores [Tabela] (9)

Você pode obter a cor exata ajustando a quantidade de cada tinta utilizada. Qualquer cor de tonalidade clara pode adquirir uma tonalidade mais clara ou escura com a adição da cor branca, basta que você teste a quantidade de branco que deve ser utilizada para os resultados desejados. A seguir, confira instruções que lhe ajudarão a obter a cor desejada:

Magenta: não é possível obter o magenta com a mistura de cores, motivo pelo qual esta tinta deve ser comprada.
Magenta claro: misture cor branca à cor magenta.
Magenta escuro: misture um pouco de cor preta ou verde à cor magenta.
Magenta opaco: misture as cores branca e preta à cor magenta.

Vermelho: misture um pouco de amarelo ou laranja à cor magenta.
Vermelho claro: misture um pouco de branco à cor vermelha.
Vermelho escuro: misture um pouco de preto ou ciano à cor vermelha.
Vermelho opaco: misture um pouco de branco e preto, ou ciano, à cor vermelha.

Laranja: misture amarelo à cor vermelha ou magenta.
Laranja claro, ou marrom: misture um pouco de preto ou azul à cor laranja. O laranja escuro também pode ser obtido com a mistura do verde com vermelho.
Laranja opaco, ou marrom claro: misture branco e preto, ou azul, à cor laranja.

Amarelo: o amarelo não pode ser obtido com a mistura de cores. É preciso que você compre a tinta.
Amarelo claro: misture branco à cor amarela.
Amarelo escuro, ou verde oliva: misture um pouco de preto, ou azul-violeta, à cor amarela.
Amarelo opaco, ou verde oliva claro: misture branco e preto, ou azul-violeta, à cor amarela.

Verde lima: misture um pouco de verde ou ciano à cor amarela.
Verde lima claro: misture branco à cor verde lima.
Verde lima escuro: misture um pouco de preto, ou roxo, à cor verde limão.
Verde lima opaco: misture branco e preto, ou roxo, à cor verde lima.

Verde: misture as cores ciano e amarela.
Verde claro: misture branco à cor verde.
Verde escuro: misture um pouco de preto ou magenta à cor verde.
Verde acinzentado: misture branco e preto, ou magenta, à cor verde.

Verde azulado: misture ciano e um pouco de amarelo ou verde.
Verde azulado claro: misture branco à cor verde azulado.
Verde azulado escuro: misture um pouco preto, ou vermelho-magenta, à cor verde azulado.
Verde azulado opaco: misture branco e preto, ou vermelho-magenta, à cor verde azulado.

(Video) APRENDA A MISTURA DE CORES // CONTOTOYS

Ciano, ou azul turquesa: a cor ciano não pode ser obtida com a mistura de cores. Você terá de comprar a tinta.
Ciano claro: misture branco à cor ciano.
Ciano escuro: misture um pouco de preto, ou vermelho, à cor ciano.
Ciano opaco: misture branco e preto, ou vermelho, à cor ciano.

Azul: misture um pouco de roxo ou magenta à cor ciano.
Azul claro: misture branco à cor azul.
Azul escuro: misture um pouco de preto ou laranja à cor azul.
Azul opaco: misture branco e preto ou laranja à cor azul.

Azul-violeta: misture magenta à cor ciano ou azul.
Violeta claro, ou lavanda: misture branco à cor azul-violeta.
Azul-violeta escuro: misture um pouco de preto ou amarelo à cor azul-violeta.
Azul-violeta opaco: misture branco e preto ou amarelo à cor azul-violeta.

Roxo: misture magenta com um pouco de azul, ciano ou violeta.
Roxo claro: misture branco à cor roxa.
Roxo escuro: misture um pouco de preto ou verde lima à cor roxa.
Roxo opaco: misture branco e preto ou verde lima à cor roxa.

Preto: a cor preta pode ser obtida a partir da mistura de dois complementos ou qualquer uma das três cores espaçadas de maneira igual no círculo cromático RBG/CMY, como o azul, o vermelho e o verde.
Branco: a cor branca não pode ser obtida com a mistura das cores.
Cinza: a cor cinza é resultante da mistura das cores preta e branca.

Tabela de cores

  • Mistura de Cores [Tabela] (10)
1 vermelho + 1 amarelo + 1 azulPreto
1 Vermelho + 1 AmareloLaranja
1 Azul + 1 AmareloVerde
1 Vermelho + 1 AzulVioleta
1 Laranja + 1 Verde
Azeitona
1 Violeta + 1 VerdeArdósia
1 Laranja + 1 VioletaMarrom
1 Marrom + 1 ArdósiaCedro
1 Ardósia + 1 AzeitonaSábio
1 Marrom + 1 AzeitonaCafé
2 Vermelho + 1 AzulMagenta
2 Azul + 1 VermelhoRoxo
2 Azul + 1 AmareloCerceta
2 Amarelo + 1 AzulChartreuse
2 Amarelo + 1 VermelhoÂmbar
2 Vermelho + 1 AmareloVermelhão

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS

Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

(Video) Como fazer a Tabela de Cores e encontrar a cor desejada.

FAQs

Qual mistura de cores da preto? ›

O preto pode ser produzido misturando-se partes iguais de vermelho, amarelo e azul num godê. Você também poderia misturar cores complementares, como azul com laranja, vermelho com verde, ou amarelo com roxo. Combinar azul e marrom produzirá um preto mais encorpado.

Qual mistura de cores da o Dourado? ›

Dourado é uma cor terciária, que origina-se da mistura de aproximadamente 20% de magenta, 60% de amarelo e 20% de preto. Na maioria das vezes, é utilizada para representar o metal ouro, que dá origem ao nome desta cor.

Que cor da verde e branco? ›

Misturar branco à tinta verde fará com que você obtenha um tom mais próximo do menta.

O que acontece se misturar amarelo com rosa? ›

Experimente misturar um pouco de amarelo ao rosa para obter uma tonalidade puxada para o pêssego ou salmão. Adicione um pouco de violeta ou azul para chegar ao fúcsia ou magenta.

Qual é a mistura de cores que da azul? ›

A mistura do ciano e magenta forma a cor azul; A mistura do preto com o branco forma a cor cinza.

Como fazer o preto cromático? ›

Como fazer um PRETO CROMÁTICO | Tinta a óleo - YouTube

Que cor da preto e branco? ›

Assim, se misturarmos o branco com o preto surge a cor cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

Que cor da verde e preto? ›

Preto adicionado ao verde cria um tom mais escuro de verde. Quando grandes quantidades de preto são adicionadas, o verde escurece drasticamente. Quando apenas uma pequena quantidade de verde é adicionada, o verde escurece apenas ligeiramente.

Como fazer a cor amarelo dourado? ›

Basta misturar partes iguais de amarelo e marrom para fazer um dourado mais tradicional, em tom de mostarda. Se a cor ficar bege ou pálida, tente colocar uma gota de vermelho e uma de azul para trazer os subtons à tona.

Qual o CMYK da cor dourada? ›

Conseguir a cor dourada em digital não é fácil. Entretanto, os valores estabelecidos para alcançar a cor dourada CMYK são os seguintes: C: 0% (0,000), M: 23% (0,234), Y: 93% (0,933), K: 6% (0,063).

Qual é o código da cor dourada? ›

A cor goldenrod / Dourado, com o código de cor hexadecimal #daa520 é uma forma de amarelo. No modelo de cor RGB #daa520 é um compromisso de 85.49% vermelho, 64.71% verde e 12.55% azul. No espaço de cor HSL #daa520 tem tonalidade 43° (graus), 74% saturação e 49% intensidade.

Como fazer a cor verde clara? ›

Acrescente mais amarelo se quer um verde mais claro e vibrante. Comece com partes iguais de amarelo e azul para criar o verde inicial. Ao terminar a mistura, acrescente mais uma parte de amarelo e misture. Continue adicionando tinta amarela até alcançar o tom desejado.

Que cor da vermelho e branco? ›

Logo, a mistura de vermelho com branco será rosa. Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar outras cores. As cores primárias são: vermelho, azul e amarelo. Ao misturar tintas da cor vermelho com branco o resultado dessa mistura será uma tinta de cor rosa.

Que cor da preto e amarelo? ›

Que cor da amarelo e preto?
AzulVerdeAmarelo
RoxoRosaVermelho
LaranjaMarromCinza
BrancoPreto
Apr 11, 2022

Que cor que dá amarelo com rosa? ›

Tons de marrom nomes.

Que cor da verde e rosa? ›

Verde e rosaque cor? Apesar de rosa e verde ser uma combinação comum em padrões estéticos de moda e decoração, o resultado dessas cores misturadas será algo muito mais próximo de um marrom, do que um rosa esverdeado ou um verde rosado.

Que cor da rosa e roxo? ›

Ao misturar rosa com roxo vamos ter a cor cinza. Assim sendo, por meio da mistura das cores pode – se formar várias outras cores.

Como se faz a cor azul claro? ›

Como fazer Azul Celeste através de misturas - YouTube

Como fazer a tinta azul royal? ›

106- COMO FAZER A COR AZUL ABSOLUTO. SALA DE AULA PARTE

Como fazer a cor azul praia? ›

Como fazer a cor Azul mar (Tinta para tecido) - YouTube

O que é preto Cromatico? ›

Hoje, trabalhamos com o que chamamos de Preto Cromático, que é a mistura das três cores primárias. Mas de que azul, amarelo e vermelho estaríamos falando? Amarelo de cádmio, ocre, nápolis ou limão?

Como deixar a tinta de parede preta? ›

Diy Tinta Preta | Diy tinta lousa - YouTube

Qual o número da cor preta? ›

Paleta de cores
Nome da CorCódigo hexadecimalCódigo RGB
Black#000000(0,0,0)
grey11#1C1C1C(28,28,28)
grey21#363636(54,54,54)
grey31#4F4F4F(79,79,79)
121 more rows
Mar 3, 2022

O que significa a cor preto e branco? ›

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Porquê usar preto e branco? ›

Preto e branco é atemporal, ou seja, ultrapassa a tendência e o modismo. A junção dos dois nunca sairá de moda, porque se tornaram cores essenciais no guarda-roupa de qualquer pessoa, independente do sexo. O branco é a mistura de todas as cores e o preto, a ausência das cores.

Que cores misturar para fazer branco? ›

O branco é a mistura de todas cores. Isso mesmo! As cores são luzes emitidas pelo sol ou pela lâmpada elétrica que imita a luz solar. Quando esses raios de luz chegam até nossos olhos ao mesmo tempo, enxergamos a cor branca.

Qual cor misturada com verde da cinza? ›

Misture partes iguais de cores complementares.

As cores complementares básicas são: Vermelho e verde; Amarelo e roxo; E azul e laranja.

Qual a mistura de verde com vermelho? ›

Vermelho + verde = Amarelo.

Como fazer a cor amarelo limão? ›

Como fazer a cor Amarelo limão / mistura de cores - YouTube

Como fazer a cor amarelo gema de ovo? ›

Como fazer a cor Amarelo G.e.m.a. - YouTube

O que é amarelo ouro? ›

O ouro não possui cores diferentes, ele é naturalmente amarelo. O que dá colorações diferentes aos produtos elaborados com ele são as ligas metálicas. Elas tratam-se de uma fusão entre o ouro puro e elementos químicos em diferentes proporções.

Como fazer a cor dourada na impressão? ›

As únicas maneiras de se conseguir um dourado verdadeiro são: 1. Usar uma impressora off-set, de gráfica, usando pigmentos metálicos 2. Usando hotstamping ou foil.

Como achar a cor dourada no canva? ›

Como criar com cor dourada no Canva - Dicas Visuais - YouTube

Qual é o significado da cor dourada? ›

Em termos de marketing, a cor dourada representa o sucesso, a realização e o triunfo, também muito associada à abundância e prosperidade, luxo, prestígio, sofisticação, valor e elegância.

Qual é a cor do Gold? ›

A cor gold / Ouro, com o código de cor hexadecimal #ffd700 é uma forma de amarelo. No modelo de cor RGB #ffd700 é um compromisso de 100% vermelho, 84.31% verde e 0% azul.

Qual é a cor do ouro? ›

Ouro amarelo

Quando extraído da natureza, o ouro tem um tom de amarelo bem forte, mas a presença das ligas metálicas de prata e cobre transformam esse tom amarelo, deixando-o mais suave.

Qual o número da cor rose gold? ›

O código de cor hexadecimal #e7b2a4 é uma claro forma de cor de laranja avermelhado. No modelo de cor RGB #e7b2a4 é um compromisso de 90.59% vermelho, 69.8% verde e 64.31% azul.

Videos

1. Tabela de cores para arte personalizada
(DIY - Thais Micheli)
2. Tabela de mistura de cores em aquarela
(Aline B. Silva Arte)
3. Mistura de Cores e Formar outras Cores ( Mistura de cores e Resultados)
(Dicas Incríveis)
4. TABELA DE CORES COM TINTA | Como misturar e criar novas cores com aquarela
(Luiza Cohem)
5. MISTURA DE CORES E O RESULTADO .
(Dicas Incríveis)
6. Como fazer uma tabela de cor?
(Jardim Secreto Inspire)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Gregorio Kreiger

Last Updated: 12/20/2022

Views: 5299

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Gregorio Kreiger

Birthday: 1994-12-18

Address: 89212 Tracey Ramp, Sunside, MT 08453-0951

Phone: +9014805370218

Job: Customer Designer

Hobby: Mountain biking, Orienteering, Hiking, Sewing, Backpacking, Mushroom hunting, Backpacking

Introduction: My name is Gregorio Kreiger, I am a tender, brainy, enthusiastic, combative, agreeable, gentle, gentle person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.