Quem são os candidatos a senador por São Paulo nas Eleições 2022 (2023)

A disputa pela vaga de representar o estado de São Paulo no Senado Federal nas Eleições 2022 tem 11 candidatos confirmados pelas convenções partidárias. Um deles será o escolhido pela população no dia 2 de outubro. Nesta data, os eleitores também votarão para os cargos de presidente, governador e de deputados federais e estaduais.

  • Apuração dos votos das Eleições 2022: siga resultados no UOL

O ex-governador de São Paulo, Marcio França (PSB), está na disputa e terá nomes conhecidos como concorrentes, como o ex-ministro de Ciências e Tecnologia no governo de Jair Bolsonaro (PL), Astronauta Marcos Pontes (PL); Aldo Rebelo (PDT), que ocupou ministérios nas gestões de Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT); e Janaína Paschoal (PRTB), deputada estadual e uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma.

Relacionadas

Veja lista dos candidatos a deputado federal em São Paulo nas Eleições 2022
Veja a lista dos candidatos a deputado estadual por São Paulo
Quaest para Senado em SP: Márcio França e Marcos Pontes empatam em 1º

A seguir, veja a lista, em ordem alfabética, dos candidatos ao Senado por São Paulo nas eleições 2022:

Aldo Rebelo

Candidato pelo PDT, Aldo Rebelo, 66 anos, nasceu em Viçosa (AL), é jornalista e tem uma longa carreira política.

Em 1988 foi eleito vereador por São Paulo. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal pelo PCdoB e se reelegeu para o cargo por cinco vezes consecutivas, sendo a última em 2010. Licenciou-se algumas vezes da função para chefiar os ministérios do Esporte; Defesa; Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais do Brasil durantes os governos petistas de Lula e Dilma Rousseff.

Nesta eleição, tem como 1ª suplente a Embaixadora Maria Auxiliadora (PDT) e Antônio Carlos Fernandes Jr (PDT) como 2º suplente. Ambos são servidores públicos aposentados.

Antônio Carlos

O Partido da Causa Operária (PCO) lançou o nome do professor Antônio Carlos, 59 anos, natural de Petrópolis (RJ), para o cargo de Senador. Até a publicação desta matéria, a situação da sua candidatura no site do TSE é classificada como indeferida com recurso. Isso significa que a candidatura teve seu pedido de registro julgado como indeferido, mas há recurso contra essa decisão que aguarda julgamento na instância superior.

Ele participa das eleições desde 2004, quando concorreu à prefeitura de Piracicaba (SP). Depois concorreu ao Senado (2006), prefeitura do Rio de Janeiro (2008 e 2012), Deputado Federal (2018) e prefeitura de São Paulo (2020), não sendo eleito em nenhuma oportunidade.

Nilson Ferreira (PCO) é o 1º e Adonize Ribeiro (PCO), a 2ª suplente da chapa.

Astronauta Marcos Pontes

Conhecido por ser o primeiro brasileiro a ir ao espaço, o Astronauta Marcos Pontes (PL), 59 anos, é natural de Bauru (SP) e participa de sua terceira eleição. Em 2014, concorreu a uma vaga de deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi suplente. Quatro anos depois, foi eleito pelo Partido Social Liberal (PSL) como 2º suplente na chapa do então candidato ao Senado, Major Olímpio, falecido em 2021.

Ainda em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro (PL) anunciou que Pontes comandaria o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, cargo que ocupou até 30 de março deste ano, quando foi exonerado para disputar as eleições.

Professor Alberto (PL) e Sirlange Manga (PL) são os seus suplentes.

Dr. Azkoul

Candidato do partido Democracia Cristã (DC), Dr. Azkoul, 64 anos, nasceu em São Paulo (SP) e atua como servidor público estadual. Possui mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sua carreira política, no entanto, é curta, sendo está sua segunda eleição. Na primeira, em 2016, disputou uma cadeira de vereador de São Paulo pelo antigo Partido Republicano Brasileiro (PRB), atual Republicanos, e entrou como suplente.

José Carlos Eymael (DC) e Armando Barreto (DC) fazem parte da chapa como 1º e 2º suplentes, respectivamente.

Edson Aparecido

O MDB tem como candidato ao Senado, Edson Aparecido, 65, ex-secretário de saúde da cidade de São Paulo na gestão Bruno Covas, falecido em 2021.

Em 2006, foi eleito deputado federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e reeleito quatro anos depois. Em 2011, licenciou-se para assumir a Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana do Estado. Posteriormente, chefiou Casa Civil do governo paulista. Em 2016 concorreu para o cargo de vereador da capital, atingindo a votação necessária para tornar-se suplente.

Sua chapa é composta por Augusto Castro (MDB) para 1º suplente e Elsa Oliveira, do Podemos (PODE), como 2ª suplente.

Janaína Paschoal

A advogada e professora universitária Janaína Paschoal, 48, concorre ao Senado pela primeira vez. Nascida na capital paulista e filiada ao PRTB, foi eleita deputada estadual há quatro anos pelo PSL.

Ficou conhecida nacionalmente em 2015, quando protocolou na Câmara dos Deputados, em Brasília (DFP) junto com o jurista Hélio Bicudo (falecido em 2018) e com o advogado Miguel Reale Júnior, a petição que iniciou o processo de impeachment contra Dilma Rousseff (PT), que condenou a presidente à perda do cargo no ano seguinte.

Seus irmãos Nohara Paschoal (PRTB) e Jorge Paschoal (PRTB) foram escolhidos para as posições de 1ª e 2º suplentes, respectivamente.

Mancha Coletivo Socialista

O líder metalúrgico Luiz Carlos Prates, 66, conhecido como Mancha, é o representante do PSTU para uma vaga no Senado representando São Paulo.

Natural do município de Pitangueiras (SP), disputou em 2004 sua primeira eleição, concorrendo a prefeitura de São José dos Campos (SP). Desde então, é figura presente nas disputas municipais, estaduais e nacionais. Seu principal resultado nos pleitos foi a suplência de deputado estadual em 2014.

Sua chapa é composta por duas mulheres: a Dra. Eliana Ferreira (PSTU) como 1ª suplente e Soraya Misleh (PSTU) para a 2ª suplência.

Márcio França

O ex-governador de São Paulo e ex-prefeito de São Vicente (SP), Márcio França, 59 anos, é o postulante do PSB ao Senado pelo Estado paulista.

Nascido em Santos (SP), elegeu-se pela primeira vez em 1989 como vereador em São Vicente (SP), cidade que comandou entre 1996 a 2004. Foi deputado federal por duas vezes e, em 2011, assumiu a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. Em 2014, foi eleito vice-governador de São Paulo ao lado de Geraldo Alckmin (PSB), a época no PSDB. Assumiu o lugar de Alckmin em abril de 2018, que renunciou para disputar a Presidência. No mesmo ano, França tentou a reeleição para o governo, mas foi superado por João Dória (PSDB) por uma diferença de pouco mais de 700 mil votos.

Tem Juliano Medeiros (Psol), como 1º suplente e Dora Fehr (PSB), para 2ª suplente.

Prof. Tito Bellini

O PCB coloca o professor Tito Bellini, 46 anos, natural de Santos (SP), como seu candidato ao Senado representando São Paulo. Foi docente em cursos de graduação em História, Letras e Pedagogia e tem doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca (UNESP).

Foi também na cidade do interior que iniciou sua carreira política, quando em 2008 disputou a prefeitura do município, mas não foi eleito. Em 2020, fez uma nova tentativa, agora como vice-prefeito, mas também sem êxito.

Ernesto Pichler (PCB) e Felipe Queiroz (PCB) foram escolhidos para a 1ª e 2ª suplência, respectivamente.

Ricardo Mellão

Com 37 anos, o advogado e especialista em Direito Administrativo, Ricardo Melão, do Partido Novo, é o mais jovem entre os concorrentes a cadeira paulista no Senado Federal.

Nascido em São Paulo (SP), participa do seu terceiro pleito, sendo eleito deputado estadual em 2018. Dois anos antes, entrou como suplente para vereador da capital. Já atuou em órgãos e regiões da administração pública da cidade, sendo supervisor de Esportes e Lazer na Prefeitura Regional da Casa Verde/Cachoeirinha, além de chefe de gabinete e coordenador de administração em finanças na Prefeitura Regional de Parelheiros/Cachoeirinha.

O engenheiro Rodrigo Fonseca (NOVO) é o 1º suplente da chapa, que também é composta pela engenheira Isabel Teixeira (NOVO) como 2ª suplente.

Vivian Mendes

A candidata do partido Unidade Popular pelo Socialismo (UP), Vivian Mendes, 41 anos, participa de sua primeira eleição. Nascida em Guaianazes, bairro do extremo leste de São Paulo (SP), é formada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Para chegar ao Senado e representar o Estado, aposta no trabalho de 20 anos de militância eclesial de base, nas suas ações em movimentos de moradia e na fundação do Movimento de Mulheres Olga Benario. Fez parte da Comissão da Verdade e atualmente é integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

A dona de casa Cris Damásio (UP) ocupa o cargo de 1ª suplência. Já o metalúrgico Marcio Alves (UP) é o 2º suplente da chapa.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Saturnina Altenwerth DVM

Last Updated: 05/10/2023

Views: 5519

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Saturnina Altenwerth DVM

Birthday: 1992-08-21

Address: Apt. 237 662 Haag Mills, East Verenaport, MO 57071-5493

Phone: +331850833384

Job: District Real-Estate Architect

Hobby: Skateboarding, Taxidermy, Air sports, Painting, Knife making, Letterboxing, Inline skating

Introduction: My name is Saturnina Altenwerth DVM, I am a witty, perfect, combative, beautiful, determined, fancy, determined person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.