Visto mexicano para brasileiros: passo a passo para tirar o seu (2024)

Desde agosto de 2022, brasileiros que queiram viajar para o México têm que apresentar o visto mexicano no passaporte. Saiba tudo sobre os requisitos para entrar no país.

Desde agosto de 2022, os brasileiros que queiram viajar para o México voltaram a ter que apresentar o visto mexicano de forma física, anexado ao passaporte. O documento não era exigido desde 2012, quando as viagens turísticas passaram a ser isentas de visto físico.

Até pouco tempo atrás, era possível visitar o México com fins turísticos, culturais ou comerciais apenas com uma simples autorização eletrônica emitida online.

Com as novas exigências, é preciso ficar por dentro dos requisitos para entrar no país, e já incluir essa burocracia no roteiro.Para te ajudar nesse processo, preparamos um guia completo sobre o visto mexicano para brasileiros, com o passo a passo para tirar o seu.

Veja também:

  • O que você precisa saber para curtir uma viagem para o México
  • 10 lugares e experiências para conhecer em uma viagem para o México
  • TOP 4 Ilhas caribenhas: visite o México além de Cancun

Quem precisa de visto mexicano?


Visto mexicano para brasileiros: passo a passo para tirar o seu (1)

A partir de agosto de 2022, os brasileiros que pretendem viajar para o México precisam apresentar o visto mexicano de forma física, anexado ao passaporte.Essa modalidade de visto é válida para realizar viagens de turismo, lazer, atendimento médico, atividades culturais e esportivas, participar de conferências, feiras e congressos, entre outras atividades sem fins lucrativos.

Mas há exceções da obrigatoriedade, então confira a seguir se você se enquadra nos casos de isenção.

Quem não precisa?

Pessoas que tenham residência permanente ou visto de alguns países específicos não precisam apresentar o visto mexicano para entrar no país. Estão isentos os seguintes casos:

  • Brasileiros que tenham visto válido e vigente para: Canadá, Estados Unidos, países integrantes do Espaço Schengen, Japão e Reino Unido.
  • Brasileiros com residência permanente nos seguintes locais: Canadá, Chile, Estados Unidos, Espaço Schengen, Japão, Peru ou Reino Unido.
  • Turistas que entrarem no país por navios e cruzeiros: podem permanecer por até 7 dias sem visto no porto de chegada.

Portanto, como o visto não precisa necessariamente ser mexicano, e muitos viajantes aproveitam para incluir os Estados Unidos em seu roteiro pelo México, pode valer mais a pena tirar o visto estadunidense e aproveitar a isenção.

Como tirar o visto para o México?


Visto mexicano para brasileiros: passo a passo para tirar o seu (2)

Se você não se encaixa nos casos de isenção de visto mexicano, o primeiro passo é agendar pela internet um horário para atendimento na Embaixada do México em Brasília ou nos consulados no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

O governo mexicano recomenda que os brasileiros que pretendem visitar o país não comprem passagem aéreas ou pacotes turísticos para o México antes de ter o visto físico impresso no passaporte.

Onde tirar o visto mexicano no Brasil

O visto deve ser emitido nos consulados do México, em São Paulo ou Rio de Janeiro, ou na embaixada do país no Brasil, em Brasília. Sendo necessário fazer agendamento prévio e comparecer ao local para a entrega dos documentos e a entrevista. Confira mais informações sobre os locais:

  • Consulado Geral do México no Rio de Janeiro

Atende moradores dos seguintes estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Endereço: Edifício ABC - Av. Atlântica No. 1130, 7o andar Parte A, Copacabana, Rio de Janeiro

CEP 22021-000 - RJ, Brasil

E-mail: [emailprotected]

Telefone: +55 (21) 3262-3200

  • Consulado Geral em São Paulo

Atende moradores dos seguintes estados: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Endereço: Rua Holanda 274, Jardim Europa, São Paulo, SP

CEP: 70412-900

E-mail: [emailprotected]

Telefone: +55 11 3576 5400

  • Embaixada do México no Brasil

Atende moradores dos seguintes estados: Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima e Amazonas.

Endereço: SES Av. das Nações, Qd. 805, Lt 18, Asa Sul – Brasília, DF

CEP: 70412-900

E-mail: [emailprotected]

Telefone: +55 61 3204 5200

Como agendar

O agendamento do serviço deve ser feito pela internet, por meio do site do governo mexicano.Para isso, é preciso se cadastrar na plataforma e, após o login, clicar em “Programar” para iniciar o pedido.

Depois disso, a primeira etapa é selecionar em qual local você irá solicitar o serviço do visto mexicano. O local de agendamento varia de acordo com a região onde você mora, como mencionei acima.

Feito isso, a próxima página terá um campo solicitando o CURP, que é o registro de residente do México. Mas como você não tem esse documento,deve selecionar a opção “Agregar manualmente” e preencher os seguintes campos: o tipo de procedimento que pretende fazer (etapa 2), seus documentos pessoais (etapa 3), seus contatos (etapa 4) e, para finalizar, a data de agendamento da entrevista (etapa 5).

Caso o sistema não permita você prosseguir ou marcar o horário, significa que não há horários disponíveis para agendamento no momento, e será preciso tentar outro dia. As novas vagas disponíveis para agendamento são liberadas quinzenalmente, na primeira e terceira segunda-feira de cada mês.

Preenchimento do formulário

Após realizar o agendamento, é preciso imprimir e preencher o formulário de solicitação do visto mexicano. Esse documento deve ser impresso em uma única folha, frente e verso. O formulário solicita alguns dados pessoais e a anexação de uma foto recente 3x4 colorida e com fundo branco. Confira o formulário aqui.

Documentos necessários

No dia da entrevista, agendada previamente pelo site oficial, você deve se dirigir à embaixada ou consulado levando os documentos exigidos. Confira quais são eles:

  • Formulário de solicitação do visto preenchido e assinado com fotografia recente 3x4 anexada;
  • Original e cópia do passaporte vigente (menores de idade deverão levar cópia do passaporte ou identidade dos pais);
  • Comprovação de recursos financeiros ou de viajante frequente, que podem ser pelo menos um dos seguintes itens:
  1. Comprovante de vínculo empregatício nos últimos 3 meses, como contracheque;
  2. Ou inscrição do CNPJ e DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) dos últimos 3 meses;
  3. Ou original de extratos bancários dos últimos 3 meses carimbados pelo banco;
  4. Cópia e original de escrituras que comprovem que você possui imóveis no seu nome;
  5. Carimbos ou vistos no passaporte que comprovem a entrada em no mínimo três países no último ano. Países que fazem fronteira com o Brasil não são considerados.

Visto mexicano para brasileiros: passo a passo para tirar o seu (3)

Quanto custa o visto mexicano

Atualmente, a taxa do visto mexicano é de USD 48 para viagens a turismo ao país. O pagamento é feito no equivalente em Reais no momento da entrevista na embaixada ou nos consulados. O único método de pagamento aceito é o Pix, por meio da chave que será disponibilizada no local da solicitação do documento.

Lembrando que o pagamento da taxa não garante a aprovação do visto. A solicitação ainda passará por análise e o retorno pode levar até 7 dias úteis. Caso a documentação não esteja completa no dia da entrevista, será preciso remarcar o agendamento e pagar a taxanovamente.

Como é a entrevista

A entrevista para o visto mexicano é o momento em que você entregará toda a documentação exigida e fará o pagamento da taxa do visto físico. Durante a entrevista, o agente do consulado irá fazer perguntas básicas sobre sua viagem, como os motivos da visita, como vai cobrir suas despesas, quanto tempo vai ficar no país, entre outras.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por ambos os pais no momento da entrevista e comprovar filiação com original e cópia das identidades dos responsáveis e certidões de nascimento.

Quanto tempo vale o visto

Geralmente, os vistos aprovados são entregues no mesmo dia da entrevista, à tarde. Mas esse prazo pode variar caso seja necessário conferir as informações declaradas e a validade dos documentos apresentados.

A retirada precisa ser presencial na embaixada ou consulados, mediante a apresentação do comprovante de pagamento.

A vigência do visto mexicano começa a partir da data de expedição. O Consulado pode emitir vistos de curta duração (180 dias) ou de longa duração (até 10 anos).Isso vai depender da categoria migratória, dos documentos entregues e da entrevista consular. As datas de emissão e de vencimento aparecem no próprio visto físico.

Outras exigências para entrada no México


Visto mexicano para brasileiros: passo a passo para tirar o seu (4)

Além do visto físico impresso em seu passaporte, na sua chegada ao México será preciso apresentar ao agente da imigração os seguintes documentos:

  • Passaporte válido e vigente durante toda sua estadia no país;
  • Visto mexicano válido e vigente (com exceção dos casos de isenção mencionados anteriormente);
  • Forma Migratória Múltipla (FMM), que é o documento que admite sua estadia no país. Após ser carimbado pela imigração, é importante guardar esse documento para o momento de saída do México. Mais informações aqui;
  • Passagem de volta ao Brasil (ou outro local de residência) e comprovantes do motivo da viagem, como reservas de hospedagem, pacotes turísticos, cartas de convite para eventos, conferências e afins.

Lembrando que, atualmente, o México não está exigindo o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) para entrar no país. Porém, devido à recente pandemia, é recomendável conferir as exigências para entrada regularmente, pois isso pode mudar a qualquer momento.

Voluntariado no México

Que tal viajar para o México sem pagar por hospedagem? Isso é possível por meio de um voluntariado da Worldpackers, plataforma que permite se inscrever para trocar algumas horas de trabalho por estadia e outros benefícios em hostels, projetos ecológicos, ecovilas e outros meios de hospedagem. Assim, você consegue passar um período mais longo no destino e não paga pela acomodação.

E as vantagens vão muito além da economia! Viajar como voluntário proporciona uma maior imersão na cultura local, pois quando passamos mais tempo em um destino do que um turista comum, dá tempo de conviver mais com pessoas dali e ir descobrindo coisas novas para fazer fora do roteiro turístico padrão.

Há oportunidades incríveis de voluntariado no México, como estas:

  • Ajude com tarefas diárias de um Eco Lodge e conheça o litoral de Oaxaca;
  • Seja aprendiz em uma fazenda agroecológica familiar e viva uma imersão cultural em Tuxta Chico;
  • Auxilie em uma Guest House e viva em meio a natureza de Puerto Vallarta;
  • Participe das atividades de um Projeto Ecológico e vivencie a área rural de San José Iturbide.

Visto mexicano para brasileiros: passo a passo para tirar o seu (5)

Lembrando que comoo propósito principal do voluntariado é o turismo e a troca colaborativa não gera um vínculo empregatício entre o voluntário e o anfitrião, o ideal é entrar no país com o visto de turista. Para mais informações sobre esse assunto, confira o vídeo abaixo.

Então já sabe, né? Se estiver planejando uma viagem para o México, fique atento à necessidade de solicitar o agendamento da entrevista e a emissão do visto mexicano. E não deixe de conferir todas as oportunidades de voluntariado no país.

Quer aprender mais sobre planejamento de viagem? Assinando o plano pack na WP você tem acesso ilimitado a +120 cursos na Worldpackers Academy, a maior escola de viajantes para viajantes.

Visto mexicano para brasileiros: passo a passo para tirar o seu (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Van Hayes

Last Updated:

Views: 5763

Rating: 4.6 / 5 (46 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Van Hayes

Birthday: 1994-06-07

Address: 2004 Kling Rapid, New Destiny, MT 64658-2367

Phone: +512425013758

Job: National Farming Director

Hobby: Reading, Polo, Genealogy, amateur radio, Scouting, Stand-up comedy, Cryptography

Introduction: My name is Van Hayes, I am a thankful, friendly, smiling, calm, powerful, fine, enthusiastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.