Por que a Rússia está atacando a Ucrânia? veja motivos (2024)

A invasão da Ucrânia pela Rússia é o ápice da escalada de tensões que começou em meados de novembro de 2021, e que se intensificou esta semana quando o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu reconhecer a independência de duas regiões separatistas no leste da Ucrânia - movimento que serviu de pretexto para a entrada de tropas russas no país.

As hostilidades entre Rússia e Ucrânia não são novas e remontam ao fim da Guerra Fria. Mas uma série de acontecimentos recentes, que incluem crises internas, expansão de esferas de influência e revoltas pró-democracia ajudam a explicar por que Putin escolheu este momento para avançar novamente contra seu vizinho.

1. A visão de “um só povo”

Em discurso à nação na segunda-feira, 21, Putin fez questão de contestar o status da Ucrânia enquanto nação soberana. "A Ucrânia nunca teve uma tradição de um Estado genuíno”, afirmou, acrescentando que a Ucrânia moderna “foi inteiramente criada pela Rússia comunista” e atribuindo a Lênin a “autoria” do país.

O discurso de “um só povo”, que divide uma mesma história – a Ucrânia é uma ex-república soviética – vem sendo usado pelo presidente russo há anos. “Putin afirmou durante a campanha eleitoral de Viktor Yanukovich em 2004 que considerava a Rússia e a Ucrânia como um só povo, ligados por religião, cultura e idioma”, explica o professor de História da Rússia e do Leste Europeu na Universidade de Alberta David Marples. “Ele repetiu o sentimento várias vezes desde então e não reconhece a independência da Ucrânia nem a validade de um Estado ucraniano.”

Com a aproximação entre a Ucrânia e os Estados Unidos, Putin vem investindo na ideia de que o país vizinho é um “irmão mais novo”, “desviado” pelo Ocidente e pelo qual vale a pena lutar, visando a uma reintegração “familiar”.

2. Expansão da Otan

O interesse ucraniano de entrar para a Otan vem sendo apontado como a principal causa da crise. Para a doutora em Ciência Política e membro do think tank russo Russian International Affairs Council Ekaterina Chimiris, no entanto, essa possível candidatura não é a única razão para o conflito. “Motivos adicionais são a expansão da Otan para outros países e forças nativas adicionais da Otan perto de nossas fronteiras”, afirma.

Criada em 1949 com o objetivo de promover segurança coletiva contra a União Soviética, a aliança era composta inicialmente apenas por países ocidentais. A partir de 1999, no entanto, a Otan passou a se expandir para a Europa central e o leste europeu, um movimento que a Rússia vê como uma ameaça a sua hegemonia na região.

Em 2008, a aliança prometeu que duas ex-repúblicas soviéticas – Geórgia e Ucrânia – seriam um dia aceitas como membros, enfurecendo o Estado russo. A candidatura da Ucrânia se tornou oficial em 2018, embora não haja qualquer garantia de que a junção vá acontecer em breve. Pelo contrário, França e Alemanha já se opuseram à adesão no passado - em grande parte buscando não criar atritos com a Rússia - e as nações já citaram problemas persistentes de corrupção e um estado de direito fraco como motivos para não inserirem a Ucrânia na aliança.

3. O fator Zelenski

A relação da Rússia com os dois presidentes ucranianos mais recentes também podem ajudar a explicar a crise, defende Marples.

Empossado após as revoltas civis de 2013-2014, Petro Poroshenko baseou sua campanha no tripé “nação, igreja e exército”, uma postura abertamente hostil a Moscou, explica. Ele também teria ignorado o compromisso da Ucrânia com os Acordos de Minsk de 2015, falhando em conceder autonomia às regiões de Donetsk e Luhansk, reconhecidas pelo presidente russo esta semana.

E embora sua derrota tenha sido vista de maneira positiva por Moscou, o novo presidente eleito, Volodmir Zelenski, decidiu dar continuidade às políticas do seu antecessor. Ele também reprimiu apoiadores russos dentro de seu país, fechou um popular site pró-Rússia, e colocou a principal figura política pró-Rússia, Viktor Medvedchuk, em prisão domiciliar.

4. Ameaças no quintal

A ameaça à Ucrânia também é uma tentativa de reverter uma tendência anti-russa entre os vizinhos de Moscou, defende Marples.

Em Belarus, manifestantes se reuniram em protestos massivos contra o presidente Alexander Lukashenko, aliado de Putin, enquanto a principal rival do ditador, Sviatlana Tsikhanouskaya, percorria a Europa pedindo apoio de países ocidentais. No final de 2021, o governo do Casaquistão, liderado por outro aliado da Rússia, Nursultan Nazarbayev, também enfrentou grandes revoltas. E embora nenhum dos movimentos tenha alcançado algum sucesso, Putin não ignora que há um grande descontentamento em ambos os Estados. Ele atribui a instabilidade à interferência ocidental.

5. Crises internas

Putin enfrenta suas próprias questões internas. A Rússia tentou mostrar força durante a pandemia de covid-19, buscando liderar a corrida pelas vacinas, mas o fármaco desenvolvido no país caminhou pouco no mundo. Além disso, a Rússia foi um dos países mais atingidos pela doença, apesar dos esforços para mascarar parte desses dados.

A economia também entra no jogo. “Putin planejou mudanças constitucionais para se manter no poder indefinidamente. Mas a Rússia é uma potência de armas nucleares com um exército poderoso que não pode competir economicamente como uma grande potência. Sua economia é baseada em recursos não renováveis e seu PIB é cerca de metade do do Estado da Califórnia”, explica Marples. “Assim, crises econômicas cíclicas, causadas pela alta e queda dos preços do gás e do petróleo, são inevitáveis e prejudicam a popularidade de Putin. Um sucesso de política externa poderia diminuir esses problemas em casa, é uma política frequentemente usada por líderes ditatoriais.”

6. Aprovação popular

Em 2021, a confiança em Putin caiu para seu nível mais baixo desde 2012, indicam dados do Levada Center, uma organização de pesquisa russa independente. À época, o estudo descobriu que 53% dos entrevistados confiavam no líder russo, contra 71% em setembro de 2017.

Os índices de aprovação de Putin foram reduzidos por uma série de medidas impopulares, incluindo uma ampla reforma previdenciária em 2019, bem como pela estagnação do padrão de vida dos russos, que caíram a níveis não vistos desde 2012.

Para o professor do Instituto Aleksanteri - Centro Finlandês de Estudos Russos e do Leste Europeu Vladimir Gel'man, essa questão é relevante. “Certamente, o conflito internacional e a mobilização pró-Kremlin são considerados uma solução plausível para fatores domésticos importantes, relacionados ao declínio da popularidade de Putin para as próximas eleições presidenciais de 2024”, afirma. “Certamente o conflito internacional e a mobilização pró-Kremlin são considerados uma solução plausível para esse problema. O Kremlin gostaria de repetir a experiência de 2014, quando a taxa de aprovação de Putin disparou após a anexação da Crimeia.”

A confiança em Putin disparou em 2015, um ano após a anexação, chegando a quase 80%, segundo um levantamento do Levada.

Ekaterina Chimiris afirma que uma guerra neste momento poderia não contribuir positivamente para a imagem de Putin internamente. “Claro que para a maioria dos russos, a verdadeira guerra é absolutamente inaceitável”, diz. No entanto, explica, ter um exército forte que proteja os países do entorno da Rússia também é importante para o povo russo. “Agora a Rússia é considerada a protetora. Falando em palavras simples, nós pensamos: ‘Nosso país é muito forte. Nosso país é muito forte porque temos esse exército e temos potencial para proteger nossas fronteiras, mas não somos invasores ou algo assim”, explica.

7. Demonstração de força

Mas especialistas pontuam que a principal motivação de Putin, neste momento, é a demonstração de força contra as potências ocidentais, em um esforço com fins tanto internacionais quanto internos.

“O principal objetivo da Rússia agora é, de alguma forma, mostrar que ainda temos essa capacidade de superpotência. Que ainda temos nossa voz na arena mundial e que ninguém pode criar regras para nós. Assim como não vamos fazer novas regras para o mundo”, diz Chimiris.

Ela explica que a narrativa ocidental, em especial na imprensa, é vista como uma força agressiva para a Rússia, principalmente quando essa narrativa é expandida para todos os países da Otan juntos. “O ocidente, como um ator coletivo, é uma ameaça na visão russa. A Rússia se sente muito insultada pelos discursos agressivos dos políticos ocidentais de que produzimos apenas propaganda, nacionalismo e assim por diante. Os principais valores para os russos hoje é nosso legado histórico sobre a 2ª Guerra e o chamado mundo russo e o uso da língua russa nos países mais próximos. Isso é muito importante para nós.”

O timing para a demonstração de força parece ideal, em um cenário de nações ocidentais enfraquecidas. “(O presidente americano Joe) Biden chegou ao poder com muitas expectativas, mas tem um mandato muito enfraquecido já no começo do segundo ano. Isso altera o cálculo de quem quer enfrentar os EUA, explica Vinicius Rodrigues Vieira, professor de Relações Internacionais da Faap. “Uma das potenciais razões (para a invasão neste momento) seria justamente aproveitar o momento de fragilidade do presidente americano, fragilidade que Putin pode inclusive ampliar.”

O professor também relembra que a saída de Angela Merkel da chancelaria da Alemanha facilita esse movimento de Putin, já que o novo chanceler, Olaf Scholz tende a agir de forma mais pacífica com essas ações - Olaf se encontrou com Biden e depois com Putin em uma mesma semana tentando suavizar as tensões.

O Reino Unido também enfrenta as suas próprias tensões internas, com uma economia patinando e Boris Johnson na berlinda após festas durante a quarentena. E a França passa este ano por eleições que, invariavelmente, se tornam o foco dos políticos do país. “Do lado ocidental é uma tempestade perfeita para que alguém que é muito engenhoso, do ponto de vista da diplomacia internacional, como é o Putin, venha a fazer esse tipo de ação”, diz Vieira.

Notícias relacionadas

  • Após invasão da Rússia, ucranianos descrevem pânico e indignação

Mais conteúdo sobre:

  • Rússia
  • Ucrânia

Continuar Lendo

Aviso: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do GP1. Évetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos deterceiros. O GP1 poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem oscriterios impostos neste aviso.

Recuperar sua Senha| Crie sua conta

Ou utilize sua rede social:

Ver todos os comentários | 0 |

Facebook

Por que a Rússia está atacando a Ucrânia? veja motivos (2024)

FAQs

Quais as justificativas da Rússia para invadir a Ucrânia Brainly? ›

Resposta. Resposta: Entre as principais razões apontadas, estão: a expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética.

Porque o território russo é tão grande? ›

Pedro, o Grande, fundou o Império Russo em 1721 e, através dele e, posteriormente, sob Catarina, a Grande, a Rússia obteve uma grande expansão territorial com a propagação para o leste do Pacífico, na Ucrânia, e iniciando a pressionar para o sul da Ásia Central.

Qual a origem da Rússia? ›

A Federação da Rússia foi criada na sequência da dissolução da União Soviética, em 1991, mas é reconhecida como o Estado sucessor da URSS. O país é a décima segunda maior economia do mundo por PIB nominal e a sexta maior economia do mundo em paridade do poder de compra e com o quinto maior orçamento militar nominal.

Quais são os países aliados da Rússia? ›

  • Belarus. Desde 1990, Belarus é um dos aliados mais leais da Rússia. ...
  • Cazaquistão. Para Putin, o Cazaquistão é “um dos aliados e parceiros estratégicos mais próximos da Rússia”, como afirmou em outubro de 2015, durante uma reunião com o movimento juvenil russo Nashi, fundado por ele. ...
  • China. ...
  • Armênia. ...
  • Hungria. ...
  • Sérvia. ...
  • Venezuela.
Feb 24, 2022

Como a guerra na Ucrânia está afetando o Brasil? ›

Do início até meados de 2022, o trigo subiu 27% no Brasil. Isso teve um impacto positivo na produção brasileira, com aumento da área plantada, safra recorde e forte aumento nas exportações. A atual safra chegou a quase 10 milhões de toneladas, alta de mais de 27% em comparação com a temporada passada.

Quantos países estão do lado da Rússia? ›

Geografia da Rússia
Geografia da Federação Russa
Total20 241,5 km
Países vizinhosNoruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Bielorrússia, Lituânia, Polônia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. fronteira intercontinental com a América do norte
Maior rioRio Volga
11 more rows

Quantas vezes o Brasil cabe dentro da Rússia? ›

Dimensão territorial

Com território equivalente ao dobro do Brasil, pode-se dizer que a Rússia é um país populoso, mas pouco povoado, na medida em que sua densidade demográfica é considerada baixa, cerca de 8,8 hab/km².

Por que a Europa depende da Rússia? ›

Se por um lado o continente europeu é o maior importador de gás natural, a Rússia é a maior exportadora. O país detém a maior reserva natural do combustível fóssil no mundo, com cerca de 25% do recurso existente na Terra.

O que pensa o povo russo sobre a guerra? ›

Mais de 70% deles apoiam a guerra, segundo a última pesquisa do Instituto Levada, de Moscou, mas 20% são contra.

O que a Rússia produz para o mundo? ›

A Rússia é um dos maiores fornecedores do mundo de metais utilizados em todo tipo de produtos, de latas de alumínio até cabos de cobre e componentes de automóveis. O país é o quarto exportador global de alumínio e um dos cinco principais produtores mundiais de aço, níquel, paládio e cobre.

O que os russos gostam de fazer? ›

Os russos geralmente são pessoas alegres: gostam de trote, brincadeiras e anedotas. Apreciam o bom humor e a sátira, e sabem rir de si próprios.

Qual a posição da Otan contra a Rússia? ›

A Otan também ampliou sua vigilância aérea nos países bálticos e no leste da Europa para interceptar qualquer avião russo que ultrapasse a fronteira de seus Estados-membros. A Rússia exige que esse poderio bélico seja retirado daquela região.

Qual a relação entre EUA e Rússia? ›

Esse equilíbrio econômico abriu relações comerciais entre os dois países e uma certa subserviência da Rússia para com os EUA, que sempre demonstrou seu apoio ao processo de capitalização da economia russa. A diplomacia entre Estados Unidos e Rússia foi relativamente boa durante os anos de Yeltsin.

Por que o Brasil faz parte da Otan? ›

Otan e o Brasil

O Brasil não faz parte da Otan, mas desde 2019 é tido como um parceiro dessa organização, chamado de aliado preferencial extra-Otan. Tal designação indica que o Brasil detém uma posição próxima àquela dos países que compõem a Otan em termos políticos e militares.

O que a guerra afeta o mundo? ›

Além da crise humanitária e de refugiados, o maior conflito armado desde a Segundo Guerra ampliou problemas sociais e econômicos que já afetavam a Europa, EUA e países da América Latina em decorrência da pandemia do coronavírus — afetando a cadeia de oferta e os mercados globais, pressionando a inflação do mundo todo.

O que a Ucrânia exporta para o Brasil? ›

Apesar do volume total modesto, a Ucrânia é o principal fornecedor para o Brasil de ferro fundido bruto e de uma liga chamada ferro especular. No ano passado, 99,76% desse tipo de produto foi importado da Ucrânia, movimentado US$ 11,7 milhões.

Como a guerra na Ucrânia pode afetar a economia mundial? ›

As consequências da guerra da Ucrânia na economia da Europa já está afetando os mercados de todo mundo, inclusive o brasileiro, com o aumento da inflação, compressão nos preços e redução da oferta de produtos.

Qual é o maior país do planeta? ›

A Rússia é o país mais extenso do globo, e está localizada em dois continentes distintos, Ásia e Europa. O segundo maior país em extensão territorial do mundo é o Canadá, seguido da China, da Índia e dos Estados Unidos, sendo que os três possuem, cada um, uma área aproximada de 9 milhões de quilômetros quadrados.

Qual o país é maior Brasil ou Estados Unidos? ›

Estados Unidos: 9.525.067 km² (1,87%) Brasil: 8.515.767 km² (1,67%) Austrália: 7.692.024 km² (1,51%)

Quais são os 5 maiores países do mundo? ›

Rússia (17.098.246km²); Canadá (9.984.670km²); China (9.596.961 km²); Estados Unidos (9.371.174 km²);

Qual é o menor país do mundo? ›

1. Vaticano. O menor país do mundo é o Vaticano. Localizado em Roma, na Itália, o país conta com um território de apenas 0,44 km² e aproximadamente mil habitantes.

Porque a Rússia tem poucos habitantes? ›

A Rússia possui uma população de cerca de 145 milhões de habitantes. Logo, é um dos países mais populosos do mundo, porém é pouco povoado, em razão de sua grande dimensão territorial.

Qual é o primeiro país maior do mundo? ›

Saiba mais sobre os 5 maiores países do mundo
  • Rússia – 17.098.242 km²
  • Canadá – 9.984.670 Km²
  • China – 9.596.960 Km²
  • Estados Unidos – 9.833.517 Km²
  • Brasil – 8.510.345 Km²
Nov 21, 2022

Quais países a Rússia cortou o gás? ›

O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, afirmou que, em função das sanções anunciadas pela União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, governo russo decidiu pelo corte de gás do principal gasoduto do país, que sai de São Petersburgo para a Alemanha através do mar Báltico.

O que acontece se a Rússia cortar o gás? ›

Se a Rússia interromper o fornecimento de gás à Europa para retaliar as sanções punitivas por sua invasão da Ucrânia, a região ainda poderá sobreviver no próximo inverno. Mas não será fácil ou barato. Essa é a conclusão de um relatório publicado na segunda-feira pela Bruegel.

Porque Donbass é importante para a Rússia? ›

A região de Donbass era escassamente povoada até meados do século 19. Depois, tornou-se o centro mais importante da industrialização russa por causa de seus depósitos de carvão.

Por que a Rússia precisou abandonar a guerra? ›

Dessa maneira, a Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos internos. Logo após a retirada da Rússia socialista da guerra, seu principal líder, Lênin, assinou junto à Alemanha um Tratado de Paz entre as nações. O Tratado foi denominado Brest-Litovsk (1918).

Por que o crânio e a Rússia entraram em guerra? ›

A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.

Como estão a viver os russos? ›

A vida na Rússia, com exceção de Moscou e São Petersburgo, é muito barata, principalmente pela crise econômica que vem afetando o país nos últimos anos. Com 20 mil rublos por mês (cerca de R$ 1,1 mil) dá para levar uma vida muito confortável, saindo todo final de semana e comprando guloseimas, por exemplo.

O que o Brasil mais compra da Rússia? ›

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

Qual a maior riqueza da Rússia? ›

Os Montes Urais, repletos de minerais, e a vasta reserva de combustível fóssil (petróleo, gás e carvão) tornam a Rússia rica em recursos naturais, que dominam as exportações russas. As exportações de petróleo e gás, especificamente, continuam a ser a principal fonte de divisas do país.

O que tem de riqueza na Ucrânia? ›

A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbas. Essa região é o centro industrial do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de indústria pesada da Europa.

O que os russos mais comem? ›

Além do café e do chá, é bastante comum o consumo de ovos, panquecas, sanduíches e cereais cozidos. O almoço costuma ocorrer mais tarde do que no Brasil, em torno das 14h. É uma refeição mais consistente e inclui três pratos, iniciando pela sopa.

Por que os russos se beijam? ›

O beijo fraternal socialista ou abraço fraternal socialista é uma forma especial de saudação entre os estadistas de países comunistas. Este ato demonstra a ligação especial que existe entre os estados socialistas.

Qual a comida preferida dos russos? ›

Borscht. As sopas têm tudo a ver com a culinária russa e são muito consumidas durante o almoço. O borscht é a sopa mais popular da Rússia, sendo comum em outros países, como na Ucrânia e na Polônia.

Por que a Rússia quer invadir a Ucrânia resumo? ›

A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. Interesses territoriais, culturais e econômicos motivaram a invasão da Ucrânia promovida pela Rússia.

Qual a justificativa da Rússia ao tentar impedir a adesão da Ucrânia à Otan Brainly? ›

Resposta: de que parte da Ucrânia se sente Russa e com a junção da Ucrânia a Otan os cidadãos Russos tbm passaria a fazer parte sem o consentimento deles, assim Putin decidiu invadir alegando que estava apenas protegendo os povo que se sente Russo.

Qual é o interesse russo na Crimeia? ›

A importância estratégica da Crimeia se deve principalmente à sua posição geográfica. A península representa uma via de acesso ao mar Negro a partir do mar de Azov, que banha o sudoeste do território russo e parte da Ucrânia.

Qual a importância da Rússia no cenário mundial? ›

A Rússia é o principal exportador e segundo maior produtor mundial de gás natural. Além disso, é o segundo maior exportador e terceiro maior produtor de petróleo no mundo, com 12% da oferta global.

O que a Otan tem a ver com a guerra? ›

A Otan é uma aliança militar entre nações da América do Norte e Europa. Ela foi criada no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de impedir o avanço da influência da então União Soviética sobre os países da Europa Ocidental.

Por que o Brasil não pode fazer parte da Otan? ›

Assim há outros parceiros, globais, que se beneficiam na área de segurança da organização, como Afeganistão, Austrália, Iraque, Japão, entre outros. Do ponto de vista geopolítico, o Brasil está fora do circuito para se tornar um membro da OTAN. O artigo 10 só permite o convite de outras nações europeias.

Qual e o principal objetivo da Otan? ›

O principal objetivo da Otan é a proteção mútua entre seus membros e seu artigo principal é o 5º, que diz respeito a isso. No caso, cada país é obrigado a socorrer outro que estiver sob ataque.

Por que a Rússia não faz parte da Otan? ›

O presidente Putin afirma que as potências ocidentais estão utilizando a Otan para cercar a Rússia e quer que a organização cesse suas atividades militares no leste da Europa. Ele argumenta há muito tempo que a União Europeia rompeu com uma garantia que deu em 1990 de que a Otan não faria uma expansão rumo ao leste.

Quais são os países que querem entrar na Otan? ›

A Suécia e a Finlândia estão formalmente prontas para encerrar décadas de neutralidade e ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em um avanço histórico para a aliança que dá um golpe no presidente russo, Vladimir Putin.

Qual o motivo da Guerra da Criméia? ›

A Guerra da Crimeia foi motivada pelas ambições expansionistas do Império Russo perante o declínio e o gradual enfraquecimento do Império Otomano ao longo da primeira metade do século XIX.

De quem e a Crimeia hoje? ›

Crimeia é uma república autônoma da Ucrânia localizada no mar Negro. Ela foi anexada pela Rússia em 2014, gerando uma profunda crise na região que se estende até o presente. Bandeira da República Autônoma da Crimeia.

Qual a importância da Ucrânia para o mundo? ›

Rússia e Ucrânia são dois dos maiores exportadores mundiais de cereais, especialmente trigo e girassol, e desde o início da guerra as exportações ucranianas têm sido severamente afetadas pelo conflito, especialmente dado que a Rússia controla as águas do Mar Negro, em cuja costa ficam os principais portos ucranianos.

O que a Rússia mais produz? ›

A Rússia é um dos maiores fornecedores do mundo de metais utilizados em todo tipo de produtos, de latas de alumínio até cabos de cobre e componentes de automóveis. O país é o quarto exportador global de alumínio e um dos cinco principais produtores mundiais de aço, níquel, paládio e cobre.

Qual a posição da Rússia na economia mundial? ›

Em todo o mundo, o produto interno bruto 2021 foi de 10.301 dólares per capita. Em contraste, o PIB da Rússia atingiu 10.485 euros por habitante, ou 1,504 trilhões de dólares para o país como um todo. A Rússia é, portanto, uma das grandes economias do mundo e ocupa atualmente a 11ª posição.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Msgr. Benton Quitzon

Last Updated:

Views: 5996

Rating: 4.2 / 5 (43 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Msgr. Benton Quitzon

Birthday: 2001-08-13

Address: 96487 Kris Cliff, Teresiafurt, WI 95201

Phone: +9418513585781

Job: Senior Designer

Hobby: Calligraphy, Rowing, Vacation, Geocaching, Web surfing, Electronics, Electronics

Introduction: My name is Msgr. Benton Quitzon, I am a comfortable, charming, thankful, happy, adventurous, handsome, precious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.