O que é a Mononucleose (doença do beijo)? | MD.Saúde (2024)

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

1.O que é mononucleose?

2.Transmissão

3.Sintomas

3.1.Diferenças entre mononucleose e faringites bacterianas

4.Diagnóstico

5.Tratamento

6.Referências

O que é mononucleose?

A mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, é uma doença contagiosa causada por um vírus da família do herpeschamado vírus Epstein-Barr (EBV), que é transmitido através da saliva.

A imensa maioria das pessoas tem contanto com o vírus nos primeiros anos de vida e desenvolvem um quadro bem brando, que é indistinguível de um resfriado simples. Essas crianças contaminadas curam-se espontaneamente e adquirem imunidade para o resto da vida.Menos de 10% das crianças que se contaminam com o Epstein-Barr desenvolvem sintomas relevantes, como febre ou dor de garganta.

A doença mononucleose, com os sintomas clássicos de febre alta, dor de garganta, prostração e aumento dos linfonodos do pescoço, geralmente ocorre na adolescência ou início da vida adulta, quando alguém que conseguiu passar a infância sem ser contaminado finalmente entra em contato com o vírus.

Transmissão

O vírus Epstein-Barr é transmitido de humano para humano através da saliva. Por este motivo ganhou a alcunha de “doença do beijo”. Além do beijo, a mononucleose também pode ser transmitida através da tosse, espirro, objetos, como copos e talheres, ou qualquer outro modo no qual haja contato com a saliva de uma pessoa contaminada.

Apesar do modo de transmissão ser semelhante ao da gripe, o EBV é um vírus menos contagioso, o que faz com que seja possível haver contato com pessoas infectadas e não se infectar. O contágio só costuma ocorrer após contato prolongado com uma pessoa contaminada.

Um indivíduo infectado pelo Epstein-Barr costuma manter-se com o vírus na sua orofaringe, em média, por 6 meses após a resolução dos sintomas, podendo contaminar pessoas com quem mantenha algum contato íntimo, principalmente se prolongado. E não é incomum encontrarmos pessoas ainda contagiosas18 meses depois de terem tido a infecção.

É por isso que a maioria das pessoas que desenvolve mononucleose não se recorda de ter tido contato com alguém doente. A própria pessoa que transmite o vírus também nem sequer imagina que ainda possa transmiti-lo tanto tempo depois.

Na prática, a mononucleose não é um problema de saúde pública muito relevante porque além de não ser extremamente contagiosa,a maioria dos casos ocorre ainda na infância, quando a doença costuma ser mais branda, e até 90% dos pacientes chega à fase adulta já imunizado contra o vírus.

Sintomas

Conforme já explicado, menos de 10% das crianças infectadas apresentam sintomas. Essa incidência começa a subir com o passar dos anos, atingindo seu ápice entre os 15 e 24 anos. Essa é a faixa etária que mais costuma apresentar infecção sintomática. A mononucleose é rara após os 30 anos, uma vez que praticamente todas as pessoas nesse grupo já terão sido expostos ao vírus em algum momento da vida.

Nas pessoas que desenvolvem sintomas, o período de incubação, ou seja, intervalo de tempo desde o contato até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, é, em média, de 4 a 8 semanas.

Os sintomas típicos da mononucleose clássica são:

  • Febre – presente em 98% dos casos.
  • Aumento dos linfonodos do pescoço – presente em mais de 99% dos casos.
  • Dor de garganta – presente em 85% dos casos.

Outros sintomas inespecíficos, como dor de cabeça, dores musculares e cansaço também são comuns e costumam surgir antes do aparecimento da tríade clássica descrita acima.

Outro sinal característico da mononucleose é o aumento do baço, chamado de esplenomegalia. Quando ocorre, é necessário manter repouso, devido ao risco de ruptura do mesmo. A ruptura do baço é rara, mas quando acontece leva a risco de morte devido ao intenso sangramento que se sucede. O baço aumenta tanto de tamanho, que pode ser palpável abaixo das costelas, à esquerda do abdômen.

O acometimento do fígado não é incomum, podendo levar a um quadro de hepatitecomicteríciaem até 20% dos casos. Outras complicações descritas, porém, menos comuns, são asíndrome de Guillain-Barrée aparalisia facial.

A maioria dos sintomas desaparece dentro de 4 semanas, mas o cansaço pode ser prolongado, durando até 6 meses.

A mononucleose não costuma causar maiores problemas quando adquirida durante a gravidez. Não há evidências de aumento do risco de má-formação, aborto ou parto prematuro.

Diferenças entre mononucleose e faringites bacterianas

À primeira vista, os sintomas da mononucleose são exatamente iguais aos de qualquer faringite. Porém, há algumas diferenças que ajudam a distinguir ambas situações.

Em geral, as faringites ou amigdalites provocadas pelo EBV não causam pus nas amígdalas. Esse sinal costuma ser típico das amigdalites bacterianas. Porém, alguns pacientes com mononucleose podem desenvolveruma amigdalite purulenta, muitas vezes com um aspecto queparece um manto de pus recobrindo as amígdalas, como na foto acima. Nesses casos, é difícil distinguir sem exames complementares se a origem da amigdalite é bacteriana ou é mononucleose.

O que é a Mononucleose (doença do beijo)? | MD.Saúde (1)

A adenopatia (aumento dos linfonodos) na mononucleose infecciosa é um pouco diferente da faringite comum, acometendo preferencialmente as cadeias posteriores do pescoço (região da nuca) e frequentemente se espalhando pelo resto do corpo. A adenopatia das faringites virais e bacterianas se restringe ao pescoço e costuma ocorrer na região anterior, abaixo da mandíbula.

Uma dica para o diagnóstico diferencial entre as faringites bacterianas e a mononucleose é que nesse último pode haver o aparecimento de uma rash (manchas vermelhas) pelo corpo após o início de antibióticos, principalmente se o medicamento for a amoxicilina.

É muito comum o paciente procurar atendimento médico com mononucleose, ser equivocadamente diagnosticado com faringite bacteriana, ser medicado com amoxicilina e horas apresentar o corpo cheio de manchas vermelhas, como se tivesse feito uma alergia ao antibiótico.

O mecanismo que leva ao aparecimento desse rash ainda não está muito bem explicado.

O que é a Mononucleose (doença do beijo)? | MD.Saúde (2)

Síndrome de mononucleose x doença mononucleose

Um fato que causa confusão, inclusive entre médicos, é a diferença entre a doença mononucleose infecciosa e a síndrome de mononucleose. O primeiro é causado pelo Epstein-barr vírus e é o alvo de discussão desse artigo. Já a síndrome de mononucleose engloba todas doenças que podem cursar com dor de garganta, aumento de linfonodos, febre e aumento do baço. Entre elas destacam-se o HIV, citomegalovirose, linfomas e toxoplasmose. Portanto, ter mononucleose infecciosa é diferente de ter uma síndrome de mononucleose.

Diagnóstico

O diagnóstico da mononucleose é feito através do quadro clínico e é confirmado por análises de sangue.

No hemograma da mononucleose um achado típico é o aumento do número de leucócitos (leucocitose), causado pela maior produção de linfócitos (linfocitose).

Quando o fígado é acometido, pode haver elevação das enzimas hepáticas, chamadas de TGO e TGP.

O diagnóstico definitivo, porém, é feito através da sorologia, com a pesquisa de anticorpos. O mais comum e simples é um exame chamado monoteste.

Tratamento

O tratamento baseia-se em sintomáticos e repouso. Não há medicamento específico para o vírus e o quadro clínico costuma se resolver espontaneamente em duas a quatro semanas.

Devido ao risco de ruptura do baço, recomenda-se evitar exercícios por pelo menos quatro semanas.

Durante muitos anos se associou a mononucleose com a síndrome da fadiga crônica. Porém, hoje sabe-se que a fadiga da mononucleose é diferente. O cansaço prolongado que pode ocorrer após a mononucleose normalmente não vem associado com os outros sintomas da síndrome e habitualmente ocorre por reativações mais fracas do vírus.

Referências

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

O que é a Mononucleose (doença do beijo)? | MD.Saúde (2024)

FAQs

O que é a doença mononucleose? ›

Mononucleose infecciosa é uma síndrome caracterizada pela tríade clássica de febre (temperatura axilar > 37,5ºC), faringoamigdalite e linfadenopatia periférica (gânglios de qualquer tamanho) ou de localização cervical, maiores que um centímetro.

O que é mononucleose pode causar? ›

Mononucleose. A mononucleose é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), transmitida pela saliva – por isso também é chamada de doença do beijo. Seus sintomas incluem dor e inflamação da garganta, febre alta, placas esbranquiçadas na garganta e ínguas no pescoço.

O que causa a doença do beijo? ›

A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Essa condição é chamada de doença do beijo porque é transmitida majoritariamente pelo contato direto com a saliva de um indivíduo que tenha a doença, além do contato com objetos dessa pessoa.

Quem teve mononucleose pode beijar? ›

Contudo, os pacientes podem contagiar outras pessoas até um ano após o desaparecimento dos sintomas da mononucleose, o que representa risco de contágio. Mas, calma, você não precisa ficar sem beijar todo este tempo.

Como peguei mononucleose? ›

A mononucleose é uma enfermidade causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido pelo contato íntimo entre pessoas. O número de casos da doença aumenta significativamente no período de Carnaval, uma vez que o seu principal modo de contato é pela saliva.

Qual antibiótico para mononucleose? ›

Em alguns casos, no mesmo tempo em que ocorre a mononucleose, pode acontecer alguma infecção por bactérias na garganta e somente nessas situações o antibiótico é recomendado. Os medicamentos antivirais, como o aciclovir e o ganciclovir, por exemplo, podem auxiliar na diminuição da quantidade de vírus no corpo.

Quanto tempo dura a doença do beijo? ›

Enquanto em uma infecção de garganta normal a doença leva três a quatro dias, depois de iniciado o tratamento com antibiótico, para reduzir os sintomas, a mononucleose tende a levar 10 a 14 dias, segundo a médica.

Qual o exame que detecta a mononucleose? ›

Conclusão: Em síntese, o diagnóstico da mononucleose infecciosa é realizado mediante o exame físico, a partir da identificação de sinais e sintomas característicos da infecção, e dos exames laboratoriais complementares, essenciais na diferenciação da mononucleose de outras doenças que mimetizam seu quadro clínico.

Como saber se estou com mononucleose? ›

Sintomas de mononucleose
  1. Presença de placas esbranquiçadas na boca, língua e/ou na garganta;
  2. Dor de cabeça constante;
  3. Febre alta;
  4. Dor de garganta;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Mal estar geral;
  7. Aparecimento de ínguas no pescoço.

Como tratar mononucleose viral? ›

Não há tratamento específico disponível para mononucleose. O tratamento envolve principalmente repouso e beber muitos líquidos. Pessoas que tiveram mononucleose uma vez desenvolvem anticorpos para a doença, não podendo contraí-la novamente.

Como saber se tenho Epstein-barr? ›

O vírus Epstein-Barr é o agente que está na origem de algumas doenças, entre as quais a mononucleose infecciosa.
  1. O vírus. ...
  2. Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.
  3. Podem ser feitos exames de sangue para confirmar o diagnóstico.

O que não comer com mononucleose? ›

Não ingira alimentos ácidos, salgados e condimentados, que podem igualmente agravar a dor e o desconforto. Eleja alimentos não refinados. Por exemplo, coma cereais integrais em vez de pão branco ou biscoitos.

Qual a diferença entre mononucleose é amigdalite? ›

À primeira vista, os sintomas da mononucleose são exatamente iguais aos de qualquer faringite. Porém, há algumas diferenças que ajudam a distinguir ambas situações. Em geral, as faringites ou amigdalites provocadas pelo EBV não causam pus nas amígdalas. Esse sinal costuma ser típico das amigdalites bacterianas.

Qual vírus causa mononucleose? ›

A mononucleose decorre da infecção pelo vírus Epstein-Barr, que pertence à família dos herpes-vírus e é passado de uma pessoa para outra pela convivência íntima, particularmente pelo beijo – por essa característica e pelo fato de incidir na população jovem, a virose é popularmente conhecida como doença ou febre do ...

Como se recuperar da mononucleose? ›

Para combater a mononucleose, é recomendado usar antitérmicos, anti-inflamatórios e analgésicos. Esses medicamentos são corticoides, os quais podem aliviar alguns dos sintomas da mononucleose, como o inchaço das amígdalas e da garganta, por exemplo.

Como se pega bactéria na garganta? ›

Causa da amigdalite bacteriana

Além disso, essa infecção pode ser também transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.

Como é o hemograma na mononucleose? ›

Do ponto de vista diagnóstico, o hemograma com linfocitose relativa – usualmente superior a 50% dos leucócitos – configura um importante marcador da mononucleose infecciosa. Com frequência, há linfócitos atípicos, em proporção maior que 10% dos totais, os quais correspondem a células T CD8 citotóxicas ativadas.

Como não pegar doença do beijo? ›

Como se prevenir da doença do beijo
  1. Lave bem as mãos.
  2. Não compartilhe talheres, comidas e bebidas.
  3. Não tossir ou espirrar perto de outras pessoas: se não for possível, coloque o rosto contra um objeto de forma que crie uma barreira.
13 Feb 2020

O que um beijo no pescoço pode causar em você? ›

Beijar o pescoço de sua parceira pode ser uma forma fofa de mostrar sua afeição ou pode ser um modo sensual de iniciar as preliminares e chegar em algo mais. Você pode beijar o pescoço dela em vários lugares e pode até misturar as coisas com lambidas e mordidas para esquentar o clima.

Como aliviar dor mononucleose? ›

Como cuidar

O tratamento para mononucleose infecciosa deve ser feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e a febre, medicamentos antivirais para diminuir a produção do vírus, além de repouso e reforço na hidratação.

Quanto tempo dura a febre da mononucleose? ›

O normal é a febre desaparecer em cinco dias, uma semana, mas pode perdurar por semanas, mesmo que o paciente esteja tomando erradamente antibiótico, e isso preocupa os familiares e o doente.

Quanto custa exame mononucleose? ›

Mononucleose Aglutinação - R$32,00 - Labi Exames.

Quem já teve mononucleose pode transmitir? ›

Uma vez infectada, a pessoa pode permanecer com o vírus no organismo para sempre e, em circunstâncias especiais, ele ainda pode ser transmitido. Mononucleose é uma doença benigna que pode ser assintomática ou facilmente confundida com outras doenças respiratórias comuns no inverno.

Quanto tempo as bactérias do beijo ficam na boca? ›

A princípio, o vírus causador da doença é o Epstein-Barr (EBV) e pode ficar incubado até 45 dias antes de apresentar sintomas como febre, dor de garganta, placas esbranquiçadas na garganta e língua.

Quem já teve mononucleose pode pegar de novo? ›

Essa doença confere imunidade permanente em pessoas saudáveis e não é esperado que haja novos eventos de mononucleose durante a vida, entretanto existe a chamada "síndrome mono-like" com as mesmas manifestações, sinais e sintomas da mononucleose, há inúmeras causas distintas para essa síndrome, e o paciente pode ...

O que o vírus Epstein-Barr pode causar? ›

O Epstein-Barr

Vírus é extremamente comum: O que ele causa? Provoca a doença do beijo, ou mononucleose, que atinge mais jovens e dá dor de garganta, inchaço nos gânglios, tosse e perda de apetite.

Quanto tempo o vírus Epstein-barr fica no corpo? ›

A maioria dos indivíduos que têm mononucleose se recupera dentro de 2 a 4 semanas. O EBV estabelece permanece inativo por toda a vida nas células do sistema imunológico do corpo.

Quanto custa exame Epstein-barr? ›

Epstein barr vírus IgG - R$100,00 - Labi Exames.

Como prevenir vírus Epstein-barr? ›

· Lavar bem as mãos sempre que estiver em locais públicos: o contato com a saliva e o muco infectado existe mesmo sem o ato do beijo. Basta colocar a mão contaminada próximo da boca. Por isso, recomenda-se lavar as mãos sempre que estiver em locais públicos.

Como se prevenir da doença do beijo? ›

Como se prevenir da doença do beijo
  1. Lave bem as mãos.
  2. Não compartilhe talheres, comidas e bebidas.
  3. Não tossir ou espirrar perto de outras pessoas: se não for possível, coloque o rosto contra um objeto de forma que crie uma barreira.
13 Feb 2020

O que causa a doença? ›

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

O que a falta de beijo pode causar? ›

“O afastamento do contato entre casais, desestimulará os principais sentidos, já que todas as áreas do corpo humano são sensíveis ao beijo. Na falta dele, também ocorre a diminuição da intimidade, o que pode acarretar o aumento do stress, ansiedade, sentimentos de timidez, solidão e isolamento.

É possível pegar doença beijando? ›

As doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são, na maioria, infecções por vírus, bactérias e fungos que são transmitidos através da saliva ou gotículas de saliva, como gripe, mononucleose, herpes e caxumba, e os sintomas costumam ser febre baixa, dor no corpo, resfriado e caroços no pescoço.

Qual o vírus causador da mononucleose infecciosa? ›

(Mono) A mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr (herpes-vírus humano tipo 4) e caracteriza-se por fadiga, febre, faringite e linfadenopatia. A fadiga pode persistir durante semanas ou meses.

Quais doenças passam por beijo? ›

Por isso, a Alba preparou informações importantes sobre 7 doenças que são transmitidas pelo beijo:
  • Mononucleose. Também conhecida como Doença do Beijo, é uma infecção facilmente transmitida pela saliva e causada pelo vírus Epstein-Barr. ...
  • Herpes Labial. ...
  • Caxumba. ...
  • Sífilis. ...
  • Candidíase oral. ...
  • Gripe e resfriado.
13 Apr 2022

O que faz a pessoa sentir muito sono e cansaço? ›

As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana​.

Como é que pega doença? ›

São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Como que se pega a doença? ›

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

Por que beijar na boca é tão bom? ›

Beijo na boca também é qualidade de vida

Muitos hormônios entram na jogada. O toque de lábios eleva os batimentos cardíacos para aproximadamente 150 batimentos por minuto. Esse bombeamento sanguíneo aumenta a oxigenação das células, estimula as funções circulatórias e diminui a insônia e as dores de cabeça.

É normal limpar a boca depois do beijo? ›

Isso porque o beijo estimula as glândulas salivares e aumenta a salivação. E para quem não sabe, a saliva é o detergente natural da boca, responsável por deixá-la sempre limpa e umedecida.

Quais os sintomas da Clamidia na garganta? ›

Os sintomas da clamídia oral podem incluir:
  • feridas nos lábios, dentro da boca, na garganta ou língua.
  • dor ou dificuldade em engolir ou falar.
  • sensações dolorosas ou queimação ao comer ou beber.
  • dor durante o sexo oral.
  • secreção nasal excessiva.
  • febre.
  • aftas (manchas brancas nas amígdalas)
  • dor de garganta (faringite)

Como colocar a língua na hora do beijo? ›

Movimente a língua dentro da boca da pessoa, por cima ou por baixo da língua dela; faça movimentos suaves e lentos para aumentar o prazer. Para não bater os dentes, incline a cabeça para um lado e feche um pouco os lábios. Se vai praticar sozinho, cutuque suavemente a fruta ou a sua mão com a língua.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Ms. Lucile Johns

Last Updated:

Views: 6000

Rating: 4 / 5 (41 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Ms. Lucile Johns

Birthday: 1999-11-16

Address: Suite 237 56046 Walsh Coves, West Enid, VT 46557

Phone: +59115435987187

Job: Education Supervisor

Hobby: Genealogy, Stone skipping, Skydiving, Nordic skating, Couponing, Coloring, Gardening

Introduction: My name is Ms. Lucile Johns, I am a successful, friendly, friendly, homely, adventurous, handsome, delightful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.